BALDIM.

BALDIM.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

CURSOS DO SESI/SENAI



Curso de Corte e Costura em São Vicente
___________________________________________________
SESI / SENAI
Em uma parceria com o SESI/SENAI foi possibilitado a unidade móvel que irá oferecer outros cursos em São Vicente e Baldim, e que venham garantir uma melhor qualidade profissional aos nossos jovens e adultos possibilitanto uma incersão segura no mercado de trabalho. Parabéns ao Vereador Marconi pelo empenho em trazer para o município de Baldim uma oportunidade única de melhoria na qualidade da mão de obra local e no mercado de trabalho.

 CURSOS:
 MECÂNICA DE MOTOS -
 40 vagas, início dia 27/02 - Local: Antigo clube de SV  
CORTE E COSTURA -
 40 vagas, início dia 23/04 Local: Antigo clube de SV
AUXILIAR ADMINISTRATIVO -
 30 vagas, início dia 12/03 de manhã - Local: Câmara 
ATENDENTE -
 30 vagas, início dia 12/03 à tarde - Local: Câmara dos Vereadores
PEDREIRO -
 40 vagas, início dia 28/05 de manhã ou tarde - Local: Antigo clube de SV 
ENCANADOR -
 40 vagas, início dia 11/06 de manhã ou a tarde - Local: Antigo clube de SV 
ELETRICISTA -
40 vagas, início dia 23/07, de manhã ou à tarde - Local: Antigo clube de SV
Informações com Gislene - 83048016 -
 
 O CURSO DE PEDREIRO TERÁ INÍCIO NO DIA 28/ maio/2012 - AINDA TEM 2 VAGAS Á TARDE - AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA OS CURSOS DE ELÉTRICA E HIDRÁULICA -

terça-feira, 29 de maio de 2012

OPINIÃO JOVEM


Praça Central de Baldim
__________________________________________________
OPINIÃO

A política está chegando e já tem gente ensaiando o seu melhor sorriso falso, não citaremos nomes por questão de respeito, coisa que não costumam ter conosco. Dia desses eu estava fazendo um exame de consciência, tentando relembrar os fatos que aconteceram durante esses quatro anos, mas tenho que admitir que foi mais fácil lembrar do que não foi feito. Pra falar mais verdadeiramente ainda, desde que me conheço por gente, não está sendo feito nada, não lembro de Baldim de outro modo a não ser assim, como ele está, não somente falando de estética, mas também da falta de respeito e consideração com esse povo (inclusive eu) que tanto ama nossa cidade. Muitos já vieram falar comigo que eu falo isso porque meu pai é candidato, e aqui neste texto darei a resposta. Primeiramente, eu sempre tive opinião própria e sempre faço questão de mostrar minha opinião não só em política. Sou cidadã como todo mundo, e no meu papel de cidadã tenho mais que o dever de reivindicar os meus direitos. Vamos supor então, que na minha família não tenha nenhum político, e eu fosse apenas mais uma a votar.. minha opinião não mudaria assim como a rua em que moro não muda os buracos, assim como meus finais de semana não mudariam porque não existem festas para divulgar nossa cidade.. A minha opinião continuaria a mesma assim como Baldim continua o mesmo e vai continuar senão abrirmos nossos olhos, esse ano temos mais uma chance, e pra ser sincera, talvez a última de fazer este mesmo exame de consciência e ver o que é melhor pra você, pra comunidade, pros seus filhos. Eu tenho orgulho de falar que sou daqui, que moro aqui, mas quero que, um dia, meus filhos tenham muito mais do que eu tenho. Eu quero uma cidade melhor e um ambiente saudável para eles frequentarem, eu quero e mereço ser respeitada. Comente com seus amigos que o nosso próprio prefeito não mora na cidade que ele administra (administra?), comente que certo dia ele apareceu no jornal da band falando que teria que mandar várias pessoas embora pra cortar despesas, será que vão rir? Em seguida comente também que os familiares dele, garanto, que ele não mandaria embora. Será mesmo que não há mais gente qualificada aqui? Vamos acordar pessoal, estou falando como alguém que ama esta cidade e quer ver ela crescer, mas que isso, progredir e avançar, ser um lugar melhor de ser vivido. Eu tenho 18 anos e sempre fui ensinada a lutar pelos meus ideais, não tenho vergonha de lutar por eles, ninguém deve ter. Quem tem que ter vergonha aqui não tem vergonha de pedir o voto de vocês e ficar quatro anos vindo de BH pra cá de semana a semana para fazer uma visita. Eu sei da onde eu vim, e sei com quem vivo, talvez seja por isso que eu tenha esta opinião, mas veja bem, a opinião é minha, assim como a vontade de fazer valer esta opinião este ano. POR NATHÁLIA LUIZE . — com Prefeitura de Baldim e outras 2 pessoas.
2 · há 37 minutos ·Nathália Luize


kristian - 04/06/2012 - 16:51:00
Realmente, concordo plenamente com a opinião de Nathália Luize. 
Tem muita gente que tem medo de expor suas opiniões e ate mesmo mudar de partido ‘ por causa de uma IDIOTA Lealdade Partidária, só porque sou deste partido, minha família e por outros motivos banais, tenho sempre que votar em uma só pessoa a vida toda e em um só partido.
Temos que parar com isso, TEMOS QUE VOTAR para melhoraria de nosso Município, votar em quem REALMENTE quer o melhor pra Baldim, NÃO para os que só querem Competição Partidária, ver quem ganha pra depois ficar passando a bandeira do partido em cima de caminhão nas ruas, zombando de quem perdeu. 
Ai entra ano e sai ano e tudo na mesma, umas obras aqui outras ali ( Maquiagem ), e vem outra eleição e a mesma coisa, começa os insultos e brigas e os bobos que muito brigam ficam ai com essa vidinha sem nada melhorar pra si nem para o Município. 
Eu posso falar e tenho o direito de cidadão de falar, pois já passei por isso, já fiz parte dessa bobagem e vi que de NADA Valeu nem pra mim quanto menos para o Município (digo não só por um partido mas pelos dois – vocês sabem). 
Chega, vamos acordar, tem gente NOVA, gente que realmente quer mudança e melhoria gradativamente para nosso Município. 
Vamos dar uma única chance, se não resolver ai podemos voltar a Monarquia Baldinense, mas vamos dar essa Única chance. 
Pensem, agora tudo vai ser lindo e fácil, mas não podemos esquecer que QUATRO ANOS é muito tempo pra se perder ou pra se GANHAR. 
Abraços a todos meus irmãos Baldinenses e não quero aqui ofender ou falar mal, mas sim dizer o que penso e claro escutar outras opiniões.

Kristian Jorge (Pretinho)




Praça Central de São Vicente
____________________________________________
ATÉ QUANDO ? 

ATÉ QUANDO, CHEGAR A UM FINAL DE MANDATO, LAMENTANDO PELOS QUATRO ANOS PASSADOS ?
ATÉ QUANDO, JURAR DE PÉS JUNTOS, NÃO VOTAR EM MAIS NINGUEM?
ATÉ QUANDO,VOTAR POR SIMPATIA OU POR AMIZADE ?
ATÉ QUANDO , TROCAR UM VOTO POR UM FAVOR, DINHEIRO OU MERCADORIA? 
O FATO É QUE EM BALDIM, É ASSIM QUE FUNCIONA.  A POLITICA JÁ NÃO VISA PROGRESSO , BEM ESTAR DA  COMUNIDADE .  A POLITICA POR LÁ, VISA APENAS SE VAI SER PMDB OU PFL /PSDB , SE VAI DAR EMPREGO PARA OS FAMILIARES E PESSOAS QUE TRABALHAM NA CAMPANHA .  JÁ NÃO SE VÊ MAIS AQUELE OBJETIVO DE VER BALDIM CRESCER. 
HOJE EM DIA, ATÉ CIDADE HISTÓRICA ESTÁ CRESCENDO  E BALDIM TÁ LONGE DE SER UMA CIDADE HISTÓRICA. ALIÁS,  BALDIM TÁ PERTO DE SER O QUÊ,  HEIM ? 
* ASILO?
* REFUGIO PARA BANDIDOS?
* POLO DE DROGAS ? 
BALDIM SÓ VAI DEIXAR DE SER O QUE É HOJE,  A PARTIR DO DIA EM QUE NÓS, CIDADÃOS,  PARARMOS DE VOTAR NAS MESMAS FIGURINHAS REPETIDAS.  A CHANCE DE MELHORAR BALDIM ELES TIVERAM VARIAS E VARIAS VEZES E  MESMO ASSIM NÃO FIZERAM DESENVOLVIMENTO ALGUM .  SE EU FOR FICAR AQUI , RELATANDO TUDO QUE VEJO E TENHO CORAGEM DE FALAR , VÃO FALTAR LETRAS NESSE COMPUTADOR. ALGUNS VÃO CRITICAR ESSA POSTAGEM E DIZER :  -  ESSE MENINO FICA FALANDO ISSO POR QUE NÃO MORA AQUI,  NÃO DEPENDE DE SERVIÇO AQUI,  NÃO VÊ COMO AS FABRICAS DE DOCE , PREFEITURA , METALÚRGICA DE SÃO VICENTE ,  ACOPLATION ,  AS GRANJAS ,  AS FAZENDAS E OUTROS DÃO EMPREGO AQUI NO MUNICÍPIO.  MAS,  NÃO É SÓ DE SERVIÇO QUE VIVE O HOMEM  E ESSES ACIMA CITADOS NÃO ABRANGEM TODA POPULAÇÃO,  SENDO ASSIM,   A MAIORIA QUE QUER CRESCER, ABANDONA A CIDADE E VAI TENTAR A VIDA NA CAPITAL.  ATÉ QUEM TÁ NO GOVERNO DA CIDADE TÁ NA CAPITAL.  NÃO SERIA MAIS VIÁVEL ELEGER ALGUÉM QUE MORE EM BALDIM E TÁ MAIS POR DENTRO DA CIDADE ? 
ACORDA BALDIM.  ACORDA DESSE SONHO E VEJA QUE É SÓ ILUSÃO.  BALDIM DORME HA MAIS DE 16 ANOS . (HÁ 16 ANOS QUE EU VEJO ESSA MESMICE ) Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. FICA A DICA. por Írio José

FANATISMO POLÍTICO
"ENQUANTO HOUVER FANATISMO EM BALDIM, O PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO SÓ IRÃO CHEGAR PARA OS FÃS DE CAMAROTE.  AS MELHORIAS SÓ ABRANGEM OS OPEN BAR, QUE GANHAM PARA SE CALAR .  JÁ NÓS, QUE PENSAMOS QUE, VOTANDO NESSES POLÍTICOS DE SEMPRE , ALCANÇAREMOS PELO MENOS A ÁREA VIP , CONTINUAMOS AQUI NA PISTA, ASSISTINDO DE FORMA TRISTE A ESSE SHOW . ACORDA BALDIM ."  Irio Jose comentou uma publicação . Írio José

JUNIOR SCHULTZ

ARTE NA PRAÇA

( clique na foto para ampliar )

ACOSVP – APROVADO







Projeto de lei
_________________________________
APROVADO
A ACOSVP-Associação Coral São Vicente de Paulo, passou a ser uma ENTIDADE DE UTILIDADE PÚBLICA, de acordo com Projeto Lei Nº 001/2012 aprovado pela CÂMARA MUNICIPAL DE BALDIM, faltando apenas o Excelentíssimo prefeito IVAN DINIZ sancioná-lo, projeto este de Proposição do filho de SÃO VICENTE, vereador mais votado em vários mandatos, VEREADOR MARCONI ANTONIO FERREIRA, que numa seção ordinária da Câmara, juntamente com os demais vereadores presentes na Casa aprovaram tal proposição. A todos os vereadores os agradecimentos da comunidade de São Vicente.
— com Flávia Proton, Nedir Barbosa, Realino J Nascimento Nascimento, Geziely Ferreira, Mariscuta Marques, Waldiana Moreira, Irio Jose, Laura Maria Souza Rodrigues, Eduardo Eustaquio Pereira Eustaquio, Joana D'Arc Marques Martins, Dryka Marques, Renato Soares, Luciana Nascimento, Graciela Freitas, Ana Maria Bedetti, Lúcia Freitas, Flavio Schultz, Warlen De Souza Souza, Ludmmylla Cristina, Salete Fatinha, Selma Pereira da Cruz, Eliana Aparecida Silveira, Julio Reis, Thiago Xavier, Rosangela Efigenia Marques Ferreira, Pedro Ivo Silva Ferreira, Raimundo Francisco Goulart Goulart, Lina Ribeiro, Lucyana Dias, Nilza Alves Ferreira, Renata Reis, Paulo Roberto Fonseca, Edmar Camargo, Janoaceli Moreira Carvalho, Maria Isabel Martins, Nilton Vicente, Lora E Magela, Paula Viviane, Mariana Martins, Maria Fatima Ferreira de Paula, Scheyla Bastos, Prefeitura de Baldim, Márcio Eloisio, Natália Giovana Evangelista, Ione Torres, Alexandre Leão Ribeiro Silva, Salao Regina Beleza, Maria Angélica Souza Gonçalves, Marcio Reis e Dário Jandir Nascimento. ( por José Juliano Martins)





Dom Guilherme, Bispo Diocesano
_________________________________________________
CRISMA EM SÃO VICENTE

Neste domingo último dia 27.05.2012, em uma Missa Solene e Festiva celebrada pelo nosso Bispo Dom Guilherme e o Padre Arnaldo, com a participação da comunidade São Vicente com muita Fé e Devoção, cantada pelo nosso brilhante Coral, sob a regência do professor Eduardo, a cerimônia de Crisma de 35 (trinta e cinco) Jovens, que fizeram  a renovação de Fé no Batismo. — com Eliana Aparecida Silveira e outras 49 pessoas.


Eliana escreveu: "É pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Ou seja, somos fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma.Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça."


Rosangela escreveu: "Devemos parabenizar a abnegação das catequistas, que trabalham voluntariamente na preparação de crianças, jovens e adultos: Glória Bernadete Alves, João Antonio da Trindade e também D Terezinha, catequista do Povoado da Cuia. Que as luzes do DivinoEspírito Santo estejam sempre norteando as suas vidas. Agradeçamos por suas atitudes!"

segunda-feira, 28 de maio de 2012

COROAÇÕES DE NOSSA SENHORA



Coroação de Nossa Senhora, em São Vicente
______________________________________________
ENCERRAMENTO DO MÊS DE MARIA
O Padre Arnaldo convida a todos os fiéis e a comunidade da Paróquia de São Vicente de Paulo, a participarem do encerramento do mês de Maria, mãe de Jesus, nesta quinta feira dia 31 de Maio, com reza do Terço, Ladainha e a Coroação feita pelas crianças em homenagem a Nossa Senhora. Após as celebrações o Padre Arnaldo convida a todos também a participarem das Barraquinhas da Paroquia, no futuro Salão Paroquial, o galpão em construção, nos fundos da igreja. Esperamos por vocês.



Coroação de Nossa Senhora em Mucambo
______________________________________________
 ÚLTIMAS COROAÇÕES DO MÊS DE MAIO
Esta Coroação aconteceu no sábado, em Mucambo, com a presença de várias pessoas de Baldim que foram convidadas para participar do Leilão do mês de maio, com direito a missa, às 18:00h, celebrada pelo Padre Gislei, que agradeceu as doações, em benefício da Igreja, para pagar pintura e reforma do telhado da Igreja. O Leilão teve que convocar dois leiloeiros para dar conta dos brindes. os juízes foram generosos. Os anjinhos se divertiram após a Coroação com as guloseimas que ganharam de lembrança.



Coroação de Nossa Senhora em Baldim
________________________________________________
O MÊS DE MARIA
Os anjinhos do Mês de Maria estão sempre sob os cuidados da dedicada Vanilde, que todos os anos prepara o altar de Nossa Senhora para as coroações,  na igreja de Baldim.  Os anjinhos com seus vestidos coloridos e suas vozes enchem de alegria as rezas das noites do mês de maio. Não importa o frio, os gelados vestidos de cetim, as coroas, as asas, todos se apertam por um espaço junto a Nossa Senhora para a coroação. 

O FORRÓ DO SALÃO FOI UM SUCESSO


Forró no Salão Paroquial
__________________________________________
 INAUGURAÇÃO DO SALÃO PAROQUIAL
O Forró que aconteceu no Novo Salão Paroquial  de Baldim fez parte das comemorações e festejos de inauguração da reforma do salão No próximo dia 8/junho/ 2012, sexta-feira. às 17:00h, será a inauguração oficial da obra, com a presença do Padre Raimundo Nassif, que será homenageado pelo povo de Baldim, com uma placa que leva seu nome: "Salão Paroquial Padre Raimundo Nassif." Todos os paroquianos do município estão convidados para esta homenagem ao Padre Raimundo, que foi Pároco de Baldim por quase 40 anos.


Joel e sua Banda
________________________________________________
JOEL E SUA BANDA ANIMARAM O FORRÓ DO SALÃO
Joel e sua Banda fizeram a festa que só terminou as 2:00h. A entrada para o Forró foi franca em agradecimento a todos que colaboraram na reforma do Salão. Os agradecimentos não acabam, todos continuam colaborando, o serviço voluntário na cozinha, fazendo pastéis, caldos, canjica, é incansável, enquanto for necessário. Todos conhecem as pessoas que estão sempre à frente, impossível citar nomes,  mas apenas para citar alguns: Padre Gislei, Flávia, Neusa, David, Sione, Toca, Romanholo, Jacinta, Zé Bóia, Késia, D. Teresa, Chico do Depósito, Evangelina, João Torres, Sula, D. Lia, Maria e tem mais, oportunamente vamos completando os agradecimentos. Deus lhes pague.


Entrada  lateral do Salão Paroquial
________________________________________________
AGRADECIMENTOS AO PADRE GISLEI
Agradecimentos ao Padre Gislei não vão faltar, estamos programando uma festinha pra ele,
 por ocasião de seu aniversário, que deveria ser uma surpresa, mas ele, participativo como é, em tudo que se refere a sua Paróquia... desconfiou... e não tivemos como negar. Convidamos a todos os paroquianos e amigos do Padre Gislei para comparecerem ao Jantar Dançante, no Salão Paroquial,  no dia 15/junho/2012, às 20:00h, com o Buffet da Renata, de São Vicente.  As adesões para o Jantar Dançante poderão ser adquiridas com: João Torres, Jacinta, Evangelina, Vanilde, Flávia, Sione, Marcia, a Dilsa, na Secretaria da Paróquia e  em São Vicente, com a Dayse, a R$20,00 adulto e R$10,00 crianças de 8 a 10 anos.  Participem desta homenagem ao Padre Gislei.

domingo, 27 de maio de 2012

FRANCISCA DOS SANTOS GONÇALVES


Maria Francisca Gonçalves
_____________________________________________
FRANCISCA, UM EXEMPLO DE VIDA
Francisca dos Santos Gonçalves (*02/04/1946 +21/10/2008) nasceu em Mucambo e ainda bebê, seus pais - Francisco Gonçalves da Silva e Raymunda dos Santos Martins Gonçalves - foram morar em Vila Amanda, distrito de Baldim, onde foi criada juntamente com nove irmãos.
Iniciou o curso ginasial no Colégio São Joaquim em Conceição do Mato Dentro e o concluiu no Colégio Santo Antônio em Curvelo. Fez o Curso Colegial Normal na Escola Estadual de Sete Lagoas. Professora Primária na Escola D. Emerenciana Augusta da Silva Xavier em Vila Amanda e de História na Campanha das Escolas Nacionais Comunitárias (CNEC) em São Vicente. Graduou-se em Sociologia na Faculdade de Divinópolis, quando foi professora de História no Ginásio Polivalente. Foi professora de Sociologia no Instituto de Educação do Estado de Minas Gerais/BH e na Universidade Federal de Ouro Preto / Mariana. Fez mestrado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de Minas Gerais (UFMG),onde foi professora até aposentar-se. Doutorou-se na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Sua contribuição, nas áreas da Sociologia e da Educação, testemunhada pelas suas pesquisas e projetos educacionais desenvolvidos em várias escolas resultaram em publicações de artigos, livros, filmes,traduções, inúmeras conferências e cursos ministrados em Belo Horizonte, no interior de Minas e em outros Estados e em eventos no exterior.
Francisca, professora e socióloga por natureza, dedicou sua vida para ajudar as pessoas. Sempre acreditou no potencial da educação como uma ação transformadora por meio do conhecimento, do trabalho interdisciplinar e da prática da cidadania. Fez do trabalho coletivo com crianças, adolescentes e adultos estímulo para a autodescoberta de cada um, como ser sujeito de sua própria vida e lutou pela construção de um mundo mais justo e melhor. No fim do milênio foi acometida por um câncer. Sua sabedoria, garra pela vida e amor ao próximo lhe deram energia e coragem para continuar trabalhando pelo bem do próximo, ajudando familiares, amigos e comunidades carentes. Mesmo em tratamento médico, nos seus últimos anos de vida,  irradiava alegria, otimismo e amor ao próximo. Sua última palestra foi para os professores de sua terra natal no dia 26 de maio de 2006 na Escola Municipal São Bernardo, em Baldim.

(por Alda Martins Gonçalves)













sábado, 26 de maio de 2012

TURISTAS À VISTA




Corredeiras do Capoeirão
______________________________________________
EXPEDIÇÃO ÀS GRUTAS DO MUNICÍPIODE BALDIM
No dia 26/05 foi realizada a 2ª Expedição às grutas de Baldim, desta vez com objetivo de catalogar locais ainda não explorados e descobrir possíveis sítios arqueológicos no município de Baldim.
Partiram nesta jornada o prof. Márcio Reis e seu fiel escudeiro, ambientalista Eduardo (mais conhecido como Eduardo da praça), que é também grande conhecedor das riquezas naturais de nosso município e que tem sempre sido guia de grupos que visitam o município em busca de todas as belezas que poucos conhecem. Como fruto desta expedição foram visitadas três grutas, sendo uma delas encontrada ao acaso e que apresenta uma formação esplêndida. As outras duas já se sabiam de sua existência porém não tinham sido catalogadas. Durante todo o percurso foi feito o registro fotográfico e mapeamento com GPS para melhor identificar e definir a localização para visitas futuras. 



Nova gruta encontrada no município de Baldim
________________________________________________
UFMG PESQUISA BALDIM
Segundo o prof. Marcio ainda há muito a ser explorado pois, como se sabe há seis sítios arqueológicos no município de Baldim registrados no IPHAN e que ele deseja encontrá-los e realizar os procedimentos de registros para estudos mais aprofundados por grupos de estudos específicos.Em setembro de 2011, o prof. Marcio contactou com o Laboratório de Arqueologia da UFMG, na pessoa do Prof. Carlos Magno que prontamente veio ao município com sua equipe e demonstrou o interesse de realizar estudos mais aprofundados no município de Baldim, abrangendo a história, mais precisamente no período colonial, onde já se tem vários indícios de locais, ainda conservados, em que aconteceram exploração, morada e outras atividades no período compreendido entre o séc. XVIII e séc. XVIX. No trajeto foram encontradas inúmeras espécies de orquídeas, bromélias e outras tantas árvores e arbustos incríveis.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

DIRETO DO FACEBOOK




Praça Central de São Vicente
______________________________________________
DE IRIO JOSÉ PARA JULIANO MARTINS
SENHOR José Juliano Martins. É NOTADO QUE AQUI NESSE ESPAÇO DO FACEBOOK , 90% DOS SEGUIDORES SÃO JOVENS DE SÃO VICENTE. ALGUNS AINDA RESIDEM POR LÁ, OUTROS NÃO, MAS TODOS TEM A MESMA PAIXÃO, POR NOSSA TÃO QUERIDA SÃO VICENTE. VENHO OBSERVANDO QUE SEMPRE É POSTADO AQUI MOVIMENTOS, APOIOS E INCENTIVOS A ALGUNS PONTOS DE SÃO VICENTE , EM DESTAQUE A BANDA . É MUITO BOM SABER QUE AINDA TEM PESSOAS COMO O SENHOR INTERESSADO EM NÃO DEIXAR AS TRADIÇÕES DA NOSSA CIDADE ACABAREM. 
MAS QUERIA SABER SE A ACOSVP-MG TEM ALGUM PROJETO OU INTENÇÃO DE OLHAR PARA OS JOVENS DE LÁ . NÃO É O CASO DESSE ESPAÇO , MAS OS JOVENS QUE LÁ SE RESIDEM E TAMBÉM OS QUE LÁ FREQUENTAM VEM SENDO DESCRIMINADOS POR CURTIR FUNK, ELETRONICA , SERTANEJO UNIVERSITÁRIO DENTRE OUTRAS DA ATUALIDADE . MUITOS DESCRIMINAM E JULGAM OS JOVENS POR INCOMODAR NOS FINAIS DE SEMANA , MAS NÃO OLHAM PARA TRAZ  E VER QUE SÃO VICENTE ESTÁ DO JEITO QUE TÁ POR CULPA DE TODOS SENHORES QUE DEIXARAM ISSO ACONTECER ENQUANTO AINDA ERAMOS CRIANÇAS . ESTAMOS APENAS USUFRUINDO DA HERANÇA QUE POR VOCÊS FOI DEIXADA . SÓ UMA PERGUNTA: -  O QUE ESTÁ SENDO FEITO , OU PODE SER FEITO PARA OS JOVENS DE SÃO VICENTE ?
GRATO. IRIO J F DIAS - DIRETO DO FACEBOOK - 25/MAIO/2012





 Bom dia, IRIO. É muito importante a sua manifestação e preocupação quanto a situação de SÃO VICENTE, principalmente em relação aos JOVENS. Agradeço a todos estes jovens que são usuários do facebook, pois estas postagens tem como objetivo principal atingir a vocês e a todos que participam da comunidade, o quanto é importante unirmos como sociedade organizada, forte com projetos para cobrar dos poderes públicos constituídos as nossas necessidades. A ACOSVP, está dando os seus primeiros passos nesta direção, temos vários projetos importantes a serem implantados e o primeiro é o resgate da Banda de Música, com a inclusão de novos musicistas,
 e com o aprendizado da teoria e prática musical. Venha, convide seus amigos e participe. Estamos aqui para somar. NENHUM DE NÓS É MELHOR QUE TODOS NÓS. Aguardamos a sua visita. José Juliano Martins

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ASSOCIAÇÃO CIRCUITO DAS GRUTAS


D.Teresa recebe visitas
___________________________________________
BALDIM ENTRA NA ROTA TURÍSTICA DA REGIÃO
A Associação Circuito das Grutas que agrega os municípios que tem potencial turístico, da região cársticas, abrangendo: Sete Lagoas, Cordisburgo, Matozinhos, Baldim, Lagoas Santa, Pedro Leopoldo e Inhaúma, organizou um evento denominado ENDURO ESCOLAR, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo. A Escola Estadual Maurílio Jesus Peixoto, de Sete Lagoas, foi escolhida para a realização do evento onde a equipe que ganhasse a competição ganharia uma viagem turística a região.  O prof. Marcio Reis, que  atualmente, cuida da pasta de Turismo,  do município de Baldim, em conversação com o Circuito, ficou acertado que a equipe ganhadora faria uma viagem a algumas cidades da região e faria visitas às potencialidades regionais, desta forma Baldim e Pedro Leopoldo foram definidos para a viagem. Desta feita, no dia 24/05, excursou até Baldim a equipe ganhadora, visitando a casa de D. Teresa, famosa doceira da cidade, onde os alunos assistiram a produção de doces e em seguida degustaram os deliciosos doces de leite e de mamão, feitos pela D. Teresa.




Prof. Marcio Reis acompanha equipe do Enduro Escolar
___________________________________________________
VISITA À  FÁBRICA DE DOCES FAMOSO
 Em seguida, se dirigiram até a Fábrica de Doce Famoso, pioneira na região, para conhecer o processo de produção, degustaram os doces e realizaram compras. Segundo a Associação Circuito das Grutas, com a proximidade do advento dos Jogos da Copa, é muito importante iniciar um itinerário turístico até Baldim, para que os produtos que caracterizam o município sejam de maior visibilidade turística e econômica e desta forma, as fábricas possam ir se acostumando com as visitas e vendas à turistas e assim promovendo ainda mais sua produção. Em breve, outras fábricas e outros lugares receberão outras excursões, e isso só soma para a melhora do município de Baldim e para divulgar nossas potencialidades, ainda muito tímidas publicitariamente. Marcio Reis, Secretário Municipal de Turismo de Baldim.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ACOSVP - ASSOCIAÇÃO CORAL SÃO VICENTE DE PAULO



Antiga Banda de São Vicente
___________________________________________________
HISTORIA DA BANDA DE SÃO VICENTE
A história da Banda de São Vicente tem muito a ver com a minha família. O meu avô foi o fundador da Banda, ela esteve parada durante alguns anos e o meu pai, Peléia, a fêz renascer em 1962 e foi mestre até 1988, quando do seu falecimento, e o Neném de Sr. Israel, a comandou até a sua paralisação. E o mais interessante é que fazem 50 anos que meu pai, Peleia, a fêz ressurgir e este ano é centário de seu nascimento. Sou filho de São Vicente, colaborador da ACOSVP-Associação do Coral São Vicente de Paulo. Nosso projeto é o resgate de todas as nossas tradições, cultura, história e raízes, que é muito rica. A primeira meta é o resgate de nossa Corporação Musical que sempre foi motivo de orgulho e destaque de toda região, sob a batuta do Maestro Peleia, que sempre apresentava e prestigiava  a todas as festividades de nossa região. Esta união vem nos mostrar que estamos no caminho certo e que a comunidade também está acolhendo muito bem o nosso propósito e esta união confirma que o “POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO”.  A nossa missão é criar e desenvolver projetos nas áreas Social, Cultural e Profissional somando competências para compartilhar benefícios e aumentar resultados, objetivando uma maior satisfação e capacitação da nossa comunidade. Hoje precisamos da colaboração de todos, estamos com uma campanha ampla para adesão de associados e recebimento de contribuições para manutenção de nossas atividades e compra de instrumentos, pois temos os músicos e nos falta a ferramenta de trabalho. Contamos com a sua valiosa colaboração na divulgação desta nossa luta. Mais uma vez, muitíssimo obrigado e continuem acreditando neste projeto: ACOSVP - Associação do Coral de São Vicente de Paulo - José Juliano Martins
Banda de São Vicente 
___________________________________________
CONVITE
A ACOSVP, Associação  do Coral de São Vicente de Paulo, convida a todos os integrantes que fizeram parte desta história maravilhosa da Banda de São Vicente e que hoje não estão em atividade a retornarem ao convívio com a Música, a retomarem este talento que está adormecido dentro de você e fazerem parte deste novo tempo de recomeço. Procure-nos e mostre o Artista que você é. Em São Vicente,  Eduardo Eustaquio Pereira ou outro membro do Coral. Em Belo Horizonte e grande BH, José Juliano Martins.



Eduardo Eustáquio e Carlinhos do Sindicato
_________________________________________
AGRADECIMENTOS
O presidente da ACOSVP, Eduardo Eustaquio Pereira, agradece ao Sr. Carlinhos do Sindicato a doação feita a Associação, no valor de R$ 1.000,00 ( hum mil reais) e também por ele acreditar em nossa proposta de trabalho e no  nosso projeto de resgate de nossas raízes, das atividades cultural, social e esportivas. Nossos agradecimentos e juntos tornaremos a nossa comunidade cada dia melhor.
 Agradecemos a todos pela participação, contribuição e integração de todos , quando houve uma grande procura de novas adesões ao nosso quadro de associados contribuintes. Agradecemos também a todos que contribuíram de uma forma ou de outra, trabalhando e divulgando para o sucesso dos nossos eventos.
Agradecemos a todos os amigos que em muito contribuiram com suas presenças para que nosso jantar, realizado no dia 14.04.2012, em São Vicente, pudesse tornar-se um sucesso,  a  Renata e Família, Jairo Henrique, Dr. Luiz, Câmara dos Vereadores,  Xandão,  Bárbara e  Aparecida,  Carlinhos do Sindicato, Juliano,  membros do Coral, Padre Arnaldo, enfim, todos que contribuiram para o sucesso deste jantar. 
Agradecemos aos amigos e filhos de São Vicente que estão ligados no Facebook, bombando nossa Associação, pelo carinho e adesão ao nosso Projeto.



José Galdino de Paula
______________________________________
HOMENAGEM AO ZÉ GALDINO

 A ACOSVP, presta homenagens e agradece ao nosso irmão "José Galdino de Paula" ou Zé Galdino, por tudo que ele representa em nossa comunidade. Exemplo de pessoa,  Cidadão singular, Bom filho, bom pai, bom esposo, bom avô, presente marcante em todas as comemorações e atividades da comunidade, um verdadeiro artista e  amante da música e peça fundamental e importante da nossa Banda. Ao nosso estimado e  querido Zé Galdino, os nossos agradecimentos e que São Vicente de Paulo, proteja a você e seus familiares.


COMENTÁRIOS
Paula Nascimento: Como é bom ter amigos,ainda mais quando se trata da pessoa do senhor Zé, ele é um ser importante para nossa igreja,para nossa sociedade, exemplo para que possasmos sempre nos espelhar,senhor Zé não mede esforço para ajudar,quanto mais se tratando de musica,abraços e que Deus de a senhor Zé muitos anos de vida!
Maria Fatima Ferreira de Paula: Bem merecido a homenagem. Precisamos mesmo de pessoas comprometidas , pessoas que se doam por amor a exemplo do senhor ZE ; um homem mesmo de Deus. Am0 muito ele, que Deus continue abençoando, iluminando sua vida!
Gisele Rodrigues :Tenho mto q agradecer a esses amigos inseparáveis, assim como Jair e seu Zé q largam tudo para tocar para Deus. Parabéns seu Zé!!! E obrigada pela amizade!!!!! Espero q possamos continuar cantando juntos!!!!

Geraldo Antonio Saturnino - Fico muito feliz por ver esta homenagem justa ao meu amigo Zé Galdino, Ele é uma pessoa muito importante na minha vida, embalou com seu sax muitas tardes e noites em São Vicente.


21 de Maio às 18:59 · 
Nilton Vicente - Olá meu grande amigo Prefeito, ficamos muito agradecidos pelo seu reconhecimento desta pessoa tão ilustre de nossa comunidade.
22 de Maio às 10:27 ·



Para doações, o banco é BRADESCO Agencia 512 - Centro - Sete Lagoas, conta ; 604,310-0 Titular; ACOSVP. Os depósitos podem ser feitos nos caixas eletrônicos em qualquer agencia do Brasil. José Juliano Martins - (e-mail josejulianomartins@yahoo.com.br)

terça-feira, 22 de maio de 2012

FALECIMENTO - JOÃO DE AFONSO






Jocafe, Angela e João de Afonso
_____________________________________________________
JOÃO DE AFONSO EM VISITA A IGREJA DO MUCAMBO
Baldim, hoje amanhece mais triste!
Faleceu ontem a noite por volta das 22 horas, o Sô João Afonso!
A memória passeia longe... ao mesmo tempo tão perto! A loja do Sô João; Balcão de madeira, tampas de vidro, quanto tecido, brinquedo, sombrinhas coloridas... a simpatia ímpar dele atrás do balcão! As histórias de como foi a construção da ponte sobre o Rio das Velhas que ligava Baldim a Funilândia... de como foi feita a rede pluvial (eu ficava doido pra descobrir quem era essa tal pluvial) subterrânea que colhia a água da chuva que descia na praça... e o Sô João da Banda (A Furiosa de João Afonso)! Pelejava sem cansar pra ver se ensinava a gente o que é Música: "É a arte de combinar sons com harmonia, melodia e ritmo" acho que era assim que ele queria que a gente decorasse, e então cantava a escala "Dó, Ré, Mí, Fá, Sol, Lá, Si, Dó..." Mas, se eu não aprendi, quantos músicos brilhantes fizeram os seus primeiros acordes sob a responsabilidade dele. Com certeza cumpriu muito bem o seu papel, de esposo, de pai, de avô, de político sério, de músico ! Tinha mesmo que partir... pra agora tocar seu bandolim ou qualquer outro instrumento que o Papai do Céu quiser ouvir! Wellington Geraldo Barbosa





João de Afonso, Joãozinho Teodoro e Waltinho
_________________________________________________
JOÃO DE AFONSO, MÚSICO E POLÍTICO
Silêncio! A música se sente orfã. 

Baldim acordou de luto nesta 3ª feira, 22/05 com a morte do ilustre João Afonso Ferreira. Mais conhecido como maestro e músico da banda de musica de Baldim por décadas, tendo tido a honra de tocar para Juscelino Kubitschek, Renato Azeredo, José Aparecido e tantas outras celebridades e momentos significantes de nossa história.

Mas, apesar de sua paixão ter sido a música, "Seu João", como era carinhosamente conhecido foi personagem importante na história do município de Baldim. Homem público, tendo exercido as funções de Juiz de paz, vereador por dois mandatos, vice-prefeito e prefeito com obras relevantes em seu pleito.

Político fiel aos seus princípios, ocupava o cargo de Presidente de Honra do PMDB de Baldim e apesar de sua simplicidade, João Afonso era homem religioso, pai exemplar, amigo fiel e outros tantos  atributos que poucos homens detêm.
A música e a política sentirão sua falta.Marcinho Reis marcioreis@baldim.mg.gov




Sargento Brandão, João de Afonso e Mozart Bicalho
_______________________________________________
JOÃO AFONSO FERREIRA, O POLÍTICO

(Narrado pelo próprio João Afonso e sua filha Neiva, reescrito pelo Ton) 
João Afonso Ferreira, 89 anos, filho de Alvino Afonso Ferreira e Manuela Stelita Ferreira, neto de MestreVitalino, Vitalino Augusto, foi casado com Anelita Teixeira Ferreira, com quem teve 5 filhos: Jocafe, Dirley, Zilda, Neiva e Zé César. Foi Juiz de Paz do Município de Baldim, na época, eleito por voto direto. Para assumir tal cargo teve que estudar o Livro Justiça de Paz que lhe foi entregue por José Antonino dos Reis. Nesse cargo fez o casamento de pessoas ilustres da cidade como: o ex-prefeito José Antonino dos Reis e D. Luíza, do Dr. Alceu Nogueira Marques e D. Marta de Mattos Torres, do José Justino Ferreira (Sô Quito) e Maria José de Mattos Torres, Euler Brant e D. Lourdes, Carlito Bastos e Anita Reis, (irmã de Zé Reis) que comemoraram Bodas de Ouro recentemente, Sô Geraldo Coletor e D. Conceição. Atuou em pendências de invasão de propriedade reintegrando a posse da mesma ao dono legítimo, correndo até risco de vida. Foi prefeito, tendo sido eleito de uma maneira inusitada, porque ele foi prefeito registrando a candidatura no último prazo, visto que o candidato seria o Luiz Soares, mas este teve a sua candidatura impedida. Colocaram o nome de João Afonso, estando ele doente, durante a sua campanha, ele ficou o tempo todo em BH fazendo tratamento de saúde, inclusive se submetendo a uma cirurgia. Mesmo assim João Afonso ganhou as eleições. Segundo ele, naquela época, ninguém queria se candidatar, pois era muito recente o Golpe Militar de 1964. Baldim havia passado por uma quase invasão de Militares do Exército, fazendo pressão para que não houvesse oposição ao regime e todos temiam a política. Citou como Obras: 
- 17 pontes em todo município, sendo destaque a primeira sobre o rio das Velhas que ligou Baldim a Sete Lagoas.
-  A rede de captação de esgotos e águas pluviais da praça de Baldim, o calçamento da praça (ele guarda com ele fotos de tudo) e mais algumas ruas. 
 - Durante a sua gestão (1967 a 1971) Baldim foi a primeira cidade a ter tratamento especializado contra a Esquistossomose, com assistência de profissionais do exterior, quando mais de 1500 pessoas foram tratadas. 
- Construiu seis escolas. 
- Colocou água potável em 4 localidades: Mucambo, Vila Amanda, Vargem Grande e Sumidouro.
  Mas o que o Sr. João Afonso conta com mais entusiasmo foi a passagem do Fogo Simbólico em Baldim, uma tocha transportada pelo Exército, que passava nas principais cidades do país, percorrendo o Brasil de norte a sul, passou por Baldim, indo para Sete Lagoas. A tocha foi entregue a ele por um General do Exército e foi uma grande festa em Baldim.
- E também foi vice-prefeito e vereador em um mandato de 6 anos.
- Foi comerciante durante 52 anos começou o estabelecimento como Armazém, depois o transformou em Loja de tecidos e artigos para presentes. Na sua juventude trouxe mercadorias transportadas de BH a Santa Luzia e de Santa Luzia para Baldim via Barco pelo Rio das Velhas.(Prof. Ton)

segunda-feira, 21 de maio de 2012

FESTA JUNINA DA ACOSVP - SÃO VICENTE

PROMOÇÃO
ACOSVP
ASSOCIAÇÃO CORAL SÃO VICENTE DE PAULO 
PREPARE-SE  PARA A NOSSA FESTA JUNINA - 2012

DATA: 07/06/2012 - HORA: 18:00H
LOCAL: CAMPO DE FUTEBOL DE SÃO VICENTE
MÚSICAS - COMIDAS TÍPICAS - BRINCADEIRAS
ATRAÇÕES:
CASAMENTO NA ROÇA - QUADRILHA -
 DESFILE DA RAINHA DA PIPOCA E DO REI DO AMENDOIM

RENDA DESTINADA PARA A COMPRA DE
 INSTRUMENTOS DA BANDA MUSICAL
CONTAMOS COM VOCÊS






A noiva da Festa Junina da ACOSVP
__________________________________________





FESTA JUNINA NA EM SÃO BERNARDO

Diversão pra toda a Família
 e muita comida gostosa? 

É só aqui!

ARRAIÁ SÃO BERNARDO

Dia: 02 / junho

Horário: 19:00h
Local: EM São Bernardo
Animação: Joel e Banda

sábado, 19 de maio de 2012

SIGAM O JULIANO


Coral Infantil de São Vicente
_____________________________________________
QUEM QUER, FAZ, QUEM NÃO QUER, MANDA.

Este é o nosso Coral Infantil de São Vicente, que sob a regência do professor Zito, cantou maravilhosamente na missa do Dia das Mães, O Padre Arnaldo sempre diz que São Vicente é uma terra de artistas e ele tem toda razão. Temos uma nascente límpida e cristalina para o nascer de jovens, para todos os tipos de manifestações artísticas, musical, social, folclóricas e esportivas. A ACOSVP vem para desenvolver a potencialidade destes jovens talentos.  Juliano Martins







SIGAM O JULIANO:
BOM DIA. HOJE CEDO JÁ ENSAIEI, AGORA ESTOU INDO PARA O TRABALHO, PARA DOMINGO AS 10 HORAS PARTICIPAR DO ENSAIO DA NOSSA BANDA, APÓS A MISSA, NA SEDE DA CONFERENCIA DE SÃO VICENTE. TODOS VOCÊS ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR DESTE ENSAIO, PEGUE SEU INSTRUMENTO FALE COM OS OUTROS MÚSICOS SE JUNTAR AO GRUPO E FAZERMOS UM BONITO ENSAIO. ESTAMOS ESPERANDO POR TODOS. — com Lora E Magela e outras 43 pessoas.














quarta-feira, 16 de maio de 2012

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES

 
As Mamães: Katia, Letinha, Claudia, Eliane e Luciene.
______________________________________________
MISTÉRIO... 
 Férias na praia?  Pesquisa genética? Promessa? Colegas de escola? 

AMIGOS PARA SEMPRE



Os Papais: Tuca, Rodrigo, Ambrosio e Breno
__________________________________________________
MISTÉRIO...
  Aposta?   Máfia?   Balada?  Andaço?

COLUNA SOCIAL DE BALDIM




Os noivos Andreia e Walyson
____________________________________________



Andreia, Walyson e Pastor Ruben
_________________________________________________
CASAMENTO NO SALÃO PAROQUIAL DE BALDIM
O casamento de Andreia Silva e Walyson Capozzoli Sanches, no início da noite deste sábado, dia 12/maio/2012, no novo Salão Paroquial de Baldim. Toda a cerimônia de casamento e a recepção dos convidados aconteceu dentro do Salão,  os noivos são da Igreja Batista. O casamento da Andreia e do Walyson foi uma pré-inauguração da grande reforma que foi feita no Salão Paroquial. Parabéns aos noivos, e que sejam felizes para sempre, Amém.




Andreia e seus pais, Batista e Fatinha
__________________________________________________

VOTAÇÃO DA RESOLUÇÃO DA LEI DE REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL


Praça Central de Baldim
__________________________________________________
REUNIÃO NA CÂMARA MUNICIPAL
Votação da Resolução da Lei de Regimento Interno da Câmara Municipal de Baldim: Contra ou a Favor  da permanência de 2 reuniões ordinárias  mensais e as justificativas de votos dos Vereadores:
- O Vereador Marconi votou Contra e disse: “Não há necessidade de 2 reuniões mensais e  reunião sem conteúdo eu não vou participar. O Projeto do Xandão foi pra prejudicar o Arnaldo,  ele merece respeito, com 7 mandatos de Vereador e 32 anos de Câmara, todo o material do Posto de Saúde vem do Mater Dei, desde a roupa de cama até o Raio X, e as reuniões sempre foram na sexta-feira. E o Joel deveria estar aqui pra votar também.”
 - O Vereador Lulu votou Contra e disse: “Concordo com tudo que o Vereador Marconi falou.”
 - O Vereador Joel não estava presente na reunião e, segundo o Presidente Fernando Torres, ele ainda não tinha justificado sua ausência.
 - O Vereador Arnaldo votou Contra e disse:  “Sou Vereador há 32 anos, com 7 mandatos, nunca abusei do meu cargo de Vereador, pelo contrário,  empreguei 34 pessoas  de Baldim em Belo Horizonte, tenho que manter meu emprego também e não tenho tempo para vir aqui na Câmara pra reunião sem conteúdo.  Qualquer dia ou horário que for convocado para uma reunião extraordinária estarei aqui, pois nunca faltei às reuniões da Câmara. 
- A Vereadora Nalva votou Contra e disse: “Tudo que eu faço como Vereadora é fora da Câmara, tudo que eu preciso eu resolvo falando com o Prefeito,  já consegui reforma da escola, problemas com ônibus,  só faço alguma coisa na Câmara quando eu não consigo diretamente, correndo atrás eu mesma. E acho que o Xandão não fez isso pra prejudicar o Arnaldo.”
 - O Vereador João votou a Favor e disse: “Tivemos tempo para experimentar se 2 reuniões são suficientes para defendermos os nossos direitos de cidadania. Sou à favor de 2 reuniões e quantas mais forem necessárias. Este cargo é cobiçado porque estamos representando o povo e defendendo seus direitos.”
- O Vereador Moacir votou a Favor e disse: “ Sou co-autor do Projeto de 2 reuniões ordinárias com o Xandão e continuo a Favor porque fora das reuniões ordinárias, acho que não haverá convocação para reuniões extraordinárias e vou ter que engulir que Vereador não trabalha, e nós precisamos de respeito entre o Executivo e o Legislativo e o povo também.
- O Vereador Xandão votou a Favor e disse: Reconheço o valor do Vereador Arnaldo e o respeito também e não fiz nada para prejudicá-lo, não falei nada contra o caráter dele nem de ninguém aqui. Uma reunião sem projetos, mas onde discutimos os problemas do povo não é uma reunião sem conteúdo. A perda de uma reunião ordinária é uma perda democrática, um retrocesso de uma conquista que vocês apoiaram e agora votam contra.
O Presidente Fernando Torres votou Contra e disse:  “ Se o Vereador Joel tivesse votado, talvez o meu voto fosse de “Minerva”, ou seja para desempatar, mas como a votação já está em 4 x 3,  após chegar a um consenso, o meu voto é Contra.”

 ESCLARECIMENTOS: Tudo que foi transcrito aqui foi falado lá na Reunião da Câmara pelos Vereadores, mas como a sessão não é gravada, podem acontecer alguns enganos. Não estou aqui pra prejudicar ninguém, apenas para informar ao povo o que acontece nas reuniões da Câmara Municipal. Portanto,  solicito aos Vereadores, que caso haja algum engano, comuniquem-se comigo que os erros serão corrigidos. Ione, editora do Blog.

COMENTÁRIO

Considero a aprovação da Resolução sobre a redução das reuniões ordinárias da Câmara Municipal, tão lamentável, que o assunto parece encerrado, sem comentários. Não me refiro às Reuniões Extraordinárias, porque acredito que elas não vão acontecer, pois nada será considerado tão importante e urgente que justifique a convocação de Secretários e Representantes da Comunidade para discutir o assunto de uma pauta, que também será considerada sem conteúdo. Analisando matemàticamente, 1 reunião mensal, de 2 horas, onde metade do tempo é ocupado com a leitura de atas e projetos, restando apenas 1 hora para discutir o assunto em questão, representam, 12 horas por ano e, em 4 anos de um mandato, somam apenas 48 horas disponíveis para discutir e resolver os problemas da comunidade, sem falar no recesso de julho e janeiro. Nesta 1 hora restante da reunião, quando acontece a discussão, ou seja, a interação da Administração Pública com o Povo, que seria a parte mais interessante,  pois é quando surgem as ideias e sugestões pra resolver os problemas… a reunião acaba. O assunto parece mesmo encerrado, pois até mesmo os Vereadores que votaram “Contra” tiveram dificuldades de achar argumentos convincentes para justificar o voto de retrocesso, enquanto os que votaram a “Favor” foram mais coerentes. No resumo da ópera, só ficou uma palavra, dita pelo Vereador Moacir, que é a essência da nossa realidade política, falta RESPEITO entre o Executivo, o Legistativo e o Povo pra fazerem um bom trabalho. O Executivo não respeita o Legislativo, na medida em que os Secretários não comparecem à Câmara, quando são convocados, logo, o Povo não comparece também na Câmara por não respeitar o Executivo e Legislativo, porque eles não apresentam resultados de seus problemas sociais. Simples assim. Ione, editora do Blog.

COMENTÁRIO
Deu na Folha: Senador Cyro Miranda propõe uma PEC que pretende acabar com o salário dos vereadores em municípios de até 50 000 habitantes. Não conheço a vida e obra do Senador mas já fiquei fã dele. O que os baldinenses acham disso? Será que em cidades pequenas como Baldim (o "pequenas" não é no pejorativo!), onde os vereadores se reúnem algumas poucas vezes por mês, fora do horário comercial, o que lhes permite exercer suas profissões sem prejuízo de suas funções, é justo que recebam salários? Aos que descordam da proposta do lúcido Senador (e não falta quem descorde), proponho que faça o exercício mental (e moral) proposto pelo filósofo John Rawls, é mais ou menos assim: "Imagina que és membro de um "Conselho Supremo" que tem de fazer todas as leis de uma sociedade futura. Os membros, têm de pensar em tudo, logo depois vocês (membros) morrem e acordam na sociedade cuja as leis ajudou a criar, mas o detalhe é que você não pode escolher onde será inserido nem o que vai ser". Assim, em VOTAÇÃO DA RESOLUÇÃO DA LEI DE REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL, por Emerson, filho do Geraldo retratista.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

FESTA DAS MÃES EM SÃO VICENTE – Vereador Marconi


Vereador Arnaldo fez uma bonita mensagem às Mães
____________________________________________________
A FESTA DAS MÃES FOI UM SUCESSO
A Festa do Dia das Mães em São Vicente, promovida pelo Vereador Marconi, foi um sucesso, já é uma tradição há 6 anos e todos esperam por ela,  este ano aconteceu, de novo, no sábado, ás 19:00h, do  dia 12/ maio/2012. A praça estava lotada de mães, famílias inteiras prestigiando o evento do Marconi, que mobilizou  seus amigos vereadores para entregarem às mães, os brindes doados por eles, com direito a uma mensagem. Estavam presentes os Vereadores Arnaldo, Lulu, Xandão, o ex- Secretário Municipal de Transportes Orlando Bastos e o diretor da Metalurgica São Vicente. Os brindes são de primeira linha, tv, microondas, fogão e vários outros eletro-domésticos, cerca de 80 brindes, que o Vereador Marconi consegue com amigos e patrocinadores da Festa das Mães. O Vereador Marconi expôs na Praça a nova ambulância de São Vicente, doada pelo Deputado Dinis Pinheiro.O show,  com som ao vivo e a presença da Banda de São Vicente fizeram a alegria da festa. Parabéns ao Vereador Marconi pela promoção e a todas as Mães de São Vicente, em especial a D. Valica, mãe do Vereador, que estava presente, muito orgulhosa do trabalho do seu filho,  e sua esposa,  que estava á frente da organização da Festa das Mães.

Juliano cadastra os associados da ACOSVP
________________________________________________
ASSOCIAÇÃO CORAL SÃO VICENTE DE PAULO
Este ano, a Festa das Mães contou com apresentação da Banda de São Vicente, que inicia uma Campanha para angariar fundos para a compra de novos instrumentos, para manutenção de um Maestro e aulas de música para os novos componentes. José Juliano Martins e Eduardo Eustaquio Pereira estão à frente da Associação Comunitária São Vicente de Paulo, fundada recentemente. Eduardo Eustáquio foi o apresentador da Festa das Mães  e Juliano fazia o cadastro dos novos associados da ACOSVP, que ganhavam no ato de inscrição uma foto antiga da Banda de São Vicente, na época regida pelo seu pai, o saudoso Peléia. A Barraquinha de Caldos e Pastel promovida para angariar fundos,  ficou por conta das voluntárias da ACOSVP. O povo de São Vicente está de parabéns, mais uma vez provando seu poder de mobilização para seu bem estar social.Ione, editora do Blog.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

DEPOIMENTO EMOCIONADO


Salão Paroquial e Igreja de São Vicente
______________________________________________
  COMPORTAMENTO LAMENTÁVEL DOS JOVENS

Sabemos que droga existe em qualquer lugar mas o Funk o som auto, não só dos carros mas também dos celulares tocando funk a todo volume que atraem um monte de cabeças vazias que ainda não estão formadas, emburrecendo-as cada vez mais. Basta quem quiser pegar um onibus escolar que roda pelo município e comprovar o abuso e a falta de respeito, alunos quem vem das roças ouvindo funk no ônibus e se quer entram na escola, quem quiser ver é só ir pra São Vicente no horario de 17:30 na porta da escola quando chega o transporte de Vargem Grande e Vila Amanda e uma boa parte dos alunos vão pra traz da igreja matriz fumar maconha. Isso é real acontece todos os dias e tem mais, quem diz que gosta desse movimento é por quê não vive no Cerradinho e vê todos os dias o trafico feito por adolescentes com menos de 16 anos, não vê a policia atuado constantemente, já que esses meninos funkeiros são levados apreendidos pra Sete Lagoas e no mesmo dia estão de volta com os bolsos ainda mais cheios de maconha, crak, e cocaína e com um monte de celulares novos com som cada vez mais potentes, não vê as mães que surpreendentemente tem que sair de suas casas por quê não aguentam mais a falta de respeito e o som alto dos filhos e isso não é lenda ja aconteceu outras vezes e aconteceu na ultima semana, não vê meninas com menos de 13 anos perdendo a virgindade por que levam a serio o que a musica diz " abre as pernas e vem kicando" ou "senta senta senta" ou "eu vou largar minha casa e vou morar no cabaré, lá eu fico a vontade rodiado de mulher" isso toca o dia inteiro pela rua e mesmo que uma pessoa não goste é obrigado a escutar inclusive os filhos. Também concordo que tenha que haver um lugar especifico pra este tipo de movimento, mas que seja bem longe daqui, no fim do mundo. Anônimo11/05/2012 14:15:00



Escola Estadual José Ribeiro - Baldim
_________________________________________________
CABEÇAS PENSANTES BUSCAM SOLUÇÕES

O Diretor Zito apresentou na Reunião da Câmara uma boa sugestão para o problema dos alunos que ficam nas ruas no horário escolar. Os alunos entram no ônibus para virem à Escola, descem na porta da Escola e vão direto pra rua. Quando terminam as aulas, eles entram no ônibus e voltam para casa. Enquanto isso, os pais acham que os alunos estão na Escola e os professores acham que os alunos não vieram à Escola, mas eles estão nas ruas. A sugestão do Diretor Zito é que todos os alunos que usam o transporte escolar deveriam portar uma caderneta, que deveria ser entregue ao motorista do ônibus na ida para a Escola. Estas cadernetas seriam entregues aos professores e só seriam devolvidas ao aluno, dentro da Escola, no horário de saída do ônibus  para casa. Logicamente, quem não assistiu as aulas,  não terá sua caderneta de volta para pegar o ônibus no dia seguinte. O Professor, de posse da caderneta,  saberá que o aluno pegou o ônibus para vir à Escola, mas não compareceu às aulas. Os Pais, sabendo que a caderneta não foi devolvida, saberão que o filho não assistiu as aulas e nem poderá pegar o ônibus no dia seguinte, sem ela. A caderneta retida com o Professor só será entregue aos Pais, com observações. As boas ideias devem ser experimentadas e melhoradas com novas ideias, isso que é trabalhar por um bem comum, sem  partidarismos ou preconceitos. Parabéns, Zito.  Ione, editora do Blog.


 COMENTÁRIO

 Caso a sugestão do Diretor Zito seja acatada e  experimentada, acho que o motorista do ônibus deveria ter um auxiliar para manter a disciplina, mesmo porque ele deve estar atento à direção do veículo. Esta nova medida poderá gerar bate-boca e até violência de ambas as partes. Mas, quando os problemas são drásticos, as soluções, inicialmente, deverão ser drásticas também ou não darão resultado. É lógico que vão acontecer reações contrárias, eles vão procurar novas formas de burlar o esquema, até mesmo a caderneta, a carteirinha ou o crachá, mas devemos estar atentos, criando novas formas de manter tudo funcionando. Infelizmente, não existem soluções milagrosas, na base das tentativas e erros, vamos fazendo o que for possível, o que não podemos é desanimar nas primeiras dificuldades e muito menos deixar como está. Contamos agora com a colaboração dos Pais e Professores nesta luta para a volta dos alunos à Escola. Ione, editora do Blog. 

VEREADOR XANDÃO

Vereador Xandão
_________________________________________
XANDÃO FALA AO POVO
Cidadãos, moradores e amigos de Baldim, os comentários negativos sobre as reuniões na Câmara Municipal e o que tem ocorrido em nossas sessões, tudo que faço é o meu desejo de ver o crescimento de forma geral para o município, tanto nas áreas de Educação , Saúde, Esporte e Cultura, como também no direito de cidadania e a geração de empregos.  É ver também o enriquecimento de discussões políticas para do município sempre falando da importância de debatermos os assuntos mais diversos em beneficio dos munícipes. Não é somente apresentar projetos ou requerimentos, mas no embate político, conseguimos conquistas para o cidadão. Realmente, falo em plenário que é vergonhoso termos somente uma reunião por mês, que é motivo de chacota em reuniões que represento o nosso município, como a FERVEM , ( Frente Parlamentar de Vereadores Metropolitanos ). A critica é que o Vereador vem na Câmara, somente para receber o seu salário, não se preocupando com a opinião da população. Fico muito triste , tento representar com muita dignidade e respeito, não somente os meus eleitores que confiaram em mim o seu voto, mas todo o povo baldinense, cobrando sempre a participação mais efetiva da Comunidade. Realmente, não há tempo de discutirmos outros assuntos porque temos a leitura da ata, requerimentos, projetos e retificações quando ocorre, faltando tempo para reivindicações dos munícipes que estão presentes, por isso fiz o projeto de duas sessões ordinárias, no qual foi aprovado, apresentei o projeto de reuniões itinerantes, que infelizmente não foi aprovado. Você conhece algum outro município brasileiro onde tem somente uma reunião mensal e, principalmente, na sexta feira a noite? Agora querem voltar a uma sessão mensal.
Em relação ao "tiro sair pela culatra", não temo que os resíduos da pólvora peguem na minha pessoa e sim no Vereador que votou contra o projeto, demonstrando que ele é que não quer a participação do povo. Os blogs são meios de comunicação com os munícipes, no qual tento participar e compartilhar! ! Divulgue você também.
Estou fazendo a minha parte.
Alexandre Leão Ribeiro ( Xandão)11/05/2012 13:53:00