BALDIM.

BALDIM.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

ANIVERSÁRIO DA MÁRCIA

Parabéns, Márcia!
____________________________________
GRUPO SABER VIVER
Márcia Drumond, recebeu  no antigo espaço "Varandas", o Grupo Saber Viver, da Terceira Idade,  do qual é coordenadora, para mais uma reunião mensal. Não foi coincidência a reunião ter sido em sua casa, foi tudo armação da Marilene Figueiredo, também coordenadora do Grupo, para ali mesmo cantarmos Parabéns pra ela. Márcia é uma pessoa estimada na comunidade pela sua dedicação e participação nas atividades religiosas e sociais da cidade. Ela foi merecedora de uma homenagem, durante a Missa de domingo, das 19:00h, exatamente no dia de seu aniversário. Na oportunidade, mais três aniversariantes do mês, ganharam Parabéns da turma, a D. Luisa, a Francisca e a D. Lia  , mãe da Sione Romanholo. Foi servido um delicioso Arroz com frango, do Joaquim Barbosa e, após os parabéns, um bolo de chocolate. Para completar a noite, um divertido Bingo, e a sortuda Thaís, filha da Márcia,  ganhou a maioria dos brindes. E como não podia faltar, muito forró e bolero, onde o Seu João da Banda e o Seu Pinheiro, "os pé de valsa", se revezaram pra não deixar as "meninas" levarem "chá de cadeira". Como sempre, mais uma noite agradável com gente simpática. Ione, editora do Blog.
O chá da Vovó e do Vovô
___________________________________________________
GRUPO SABER VIVER ACEITA CONVITE PARA O CHÁ DA VOVÓ


O Grupo Saber Viver foi convidado pela Marilene Figueiredo, funcionária da EMATER, Jequitibá, para o Chá da Vovó, uma homenagem ao dia da Vovó, evento promovido pela AARJE, Associação dos Artesãos de Jequitibá, que ocorreu no dia 26/07/2011. O Chá foi servido no Clube Social da cidade, o serviço foi muito chique com salgadinhos, patés, tortinhas, docinhos, biscoitos finos, chá, sucos leite e café. A decoração por conta de uma mostra do artesanato local, as mesas decoradas com uma simpática lembrança, um lindo texto escrito pela Katia Cilene Mendes Torres sobre o tema, Vovó. Tudo ao som ao vivo, com direito a dança de salão e Bingo para encerrar. Agradecemos a Marilene a gentileza do convite. Ione, editora do Blog.


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ESPAÇO POLÍTICO



Jovens de Baldim
___________________________________

COMO SERÁ NOSSO AMANHÃ?
Por Tebas Whats (pseudônimo)

Não está muito longe, e antes que sejamos pegos e convencidos pelos muitos blá, blá,blá das campanhas eleitorais 2012, é bom já começarmos a AMADURECER a idéia: Quem eu quero para governar meu município? Um sujeito bom de papo, que me paga sempre uma cervejinha e está sempre onde o povo está? Ou aquele bonzinho, que sempre me “acode”, ou talvez aquele que se intitula o “salvador da pátria” o sabichão que somente ele poderá por as coisas no lugar e tem todas as soluções para Baldim na ponta da língua? Quem queremos? Quem, de fato seria o melhor administrador para nosso município? Eu poderia citar nomes, mas penso que estaria direcionando as opiniões.

Permitam-me, mas de vez em quanto, estarei dando minhas "bitacas" aqui neste blog, simplesmente para aguçar a reflexão e a análise fria dos fatos e dos candidatos.

Todo político é corrupto, um bando de ladrão, isto sim é o que eles são! Afirmamos isto com uma cara tão boa. Engraçado, antes, eles eram os nossos salvadores da pátria, os que iriam nos representar no poder municipal, de repente, ganham as eleições e já nos primeiros meses já são corruptos? Ladrões? NÃO. Não é assim, nós é que estamos acorrentados a chavões, assim como alguns dizem: “ela é mãe solteira, safada, isto sim é o que ela é”, ou se o menino leva o lápis do coleginha para casa, “ele é um moleque ladrão”. É infelizmente somos assim, INJUSTOS, quase que sempre em nossos julgamentos, então, inicio aqui um DESAFIO: comecemos a julgar a alguns agora, analisá-los (as), ver suas posturas, decisões, em que direção esta ou aquela pessoa traça sua vida? E partindo desta análise, quem sabe consigamos visualizar alguém que caia na opinião do povo e venhamos a elegê-lo (a).

AQUI, OH: Não esperemos encontrar entre os santos e anjos, nossos candidatos, nem entre os bandidos, mas seja sensato, afinal, eles assim como nós, são HUMANOS, falhos, mas reflitam em suas atitudes, como tem sido a vida deles, que PRINCÍPIOS são baseados suas vidas, em que direção são suas palavras e ações, e feliz escolha.   


 QUAIS SÃO OS CANDIDATOS?
Quais são os candidatos? Pergunta o anônimo e  todo o povo. Em uma eleição as coisas não são bem como a maioria de nós, leigos, pensamos, existem etapas, onde na rara minoria dos partidos acontece, que seria a realização de uma reunião (chamada de Convenção) com os membros filiados a um determinado partido, e ali é eleito o melhor nome para representar um grupo de pessoas e assim determinado partido lançar o nome de seu escolhido para concorrer ao mandato de prefeito. Só que não é bem assim que acontece. Alguns, se achando o melhor em seu grupo, se auto afirma candidato a prefeito, manipula os simpatizantes partidários e parte para a eleição , e, na grande maioria das vezes PERDE a eleição. A derrota, muitas das vezes não é por que o sujeito é um candidato ruim, mas por orgulho vaidade própria leva a berlinda seu grupo. Então quem são os candidatos? Perguntam alguns. São os de sempre, aqueles que acham que somente eles e mais ninguém no seu reduto tem chance de ganhar a eleição que está por vire é aí  que o povo sai perdendo, pois muitos bons homens e mulheres poderiam estar a nossa escolha para o cargo em questão, mas não estão por puro coronelismo. A realidade de Baldim é semelhante à de muitos países ditatoriais onde um líder só perpetua-se no poder e é hora de tirar estes Sadans e Khadafis de sua ostentação e permitir que novos líderes governem nosso município. Mas havemos de refletir bastante, pois não é um grupo que se deve rejeitar e sim a mesmice de que nestes grupos ou mesmo em outros redutos, haja nomes com capacidade e que só precisam receber uma carta de crédito de seus companheiros e possivelmente do eleitorado e assim dar sua parcela de contribuição para melhorar este município. A resposta sobre quem são os candidatos, não preciso dizer, está bem à nossa frente, basta apenas que sejam aclamados.Por Dra.Tebas em ESPAÇO POLÍTICO em 27/08/11






O POVO NA CÂMARA MUNICIPAL

DSC08653

O Povo na Praça
____________________________________
PARTICIPAÇÃO POPULAR E PROJETOS
A reunião dos Vereadores na Câmara Municipal de Baldim, do dia 26/08/2011, contou com uma boa participação popular, presente e atuante,  destacando-se:  o Paulinho, que falou sobre a cobrança de alvará pela Prefeitura, o Vanete, que reclamou da ausência de médicos de plantão no fim de semana, o Rangel, o Ivan e o Lico também fizeram questionamentos sobre taxas, impostos, incentivos fiscais. A Jacinta pediu mais detalhes sobre o Projeto do Senai, apresentado pelo Vereador Marconi. Trata-se de um “Projeto Oficina Itinerante”, onde uma equipe capacita , em 30 dias, prestadores de serviço em várias categorias, Eletricidade, Hidráulica, Marcenaria, etc. Marconi vai fazer contatos para trazer o Projeto para Baldim. O Vereador Marconi apresentou ainda o “Projeto Academia na Praça”,  já implantado com sucesso nas grandes cidades, ele falou da necessidade de  médico psiquiatra residente para atender a demanda desta especialidade, que aumenta a cada dia.  Comentou-se também sobre o site da Prefeitura que não fez nenhum registro da Câmara e dos Vereadores, no entanto, argumentou-se que o site ainda está em fase de construção. O Vereador Moacir apresentou seu projeto que isenta as micro-empresas locais de taxas e impostos,  o  mesmo benefício que o Executivo concedeu a Acoplation. O assunto voltará ao plenário com a presença do Prefeito Ivan Diniz. A reunião aconteceu na mais completa ordem sob a competência do simpático Presidente da Câmara, Fernando Torres. Ione, editora do Blog

domingo, 28 de agosto de 2011

DINIS PINHEIRO – RECURSOS PARA BALDIM



Presidente do PMDB, Marcio Reis e Dep. Dinis Pinheiro
Marcio Reis e Dinis Pinheiro
________________________________
MELHORIAS PARA BALDIM
Neste sábado, 27/08/2011,  Baldim recebeu a visita do Deputado Estadual Dinis Pinheiro, Presidente da Assembléia Legislativade Minas Gerais. Político de expressão nacional e estadual com possíveis expectativas de ser o futuro governador do Estado, ele veio a Baldim trazer uniformes, bolas, redes para os times de todas as comunidades do município.Recepcionado na Pousada Moendas, com o brilhantismo da Fanfarra Municipal, muitos munícipes, Secretariado e o Prefeito Ivan Diniz .O deputado Dinis Pinheiro discursou e comunicou que iria participar de uma partida de futebol no campo de Baldim.Na oportunidade , o Dinis informou aos presentes , da liberação de mais um veículo para a Saúde, sendo que em janeiro já havia liberado um veículo para o CRAS e a liberação de mais 120 mil para infra-estrutura e que até o início de setembro o recurso da reforma da Escola Municipal Nelson Ribeiro da Silva (SV) estará liberado, tendo em vista que a escritura de doação do terreno da escola foi devidamente assinada no dia 25/08 e já foi encaminhada a Secretaria de Estado de Educação.Com isto, somam aos recursos da construção do prédio do CRAS, calçamento de ruas em Amanda, São Vicente, Baldim, Botafogo, asfaltamento e recuperação de ruas em Baldim e São Vicente, recursos para aquisição da Fanfarra da Escola José Ribeiro da Silva os muitos esforços do Deputado em fazer valer sua expressiva votação em Baldim e no Estado.




Time dos Veteranos de Baldim
______________________________________________

sábado, 27 de agosto de 2011

CEDRO OFICIALIZA DOAÇÕES A PREFEITURA


Escola Municipal Nelson Ribeiro
___________________________________________
CEDRO E CACHOEIRA OFICIALIZA DOAÇÃO DA ESCOLA
Após reunião com a Comunidade Escolar de São Vicente, mais específicamente da Escola Municipal Nelson Ribeiro da Silva, o Secretário de Educação, Marcio Reis, juntamente com o Prefeito Ivan Diniz agilizou a escritura do terreno da referida Escola,  pois este era o documento que faltava para a liberação dos recursos para a reforma total da Escola.Depois de longo período de espera, no dia 25/08/11, a Cia. Cedro e Cachoeira oficializou a doação para a Prefeitura de Baldim, não somente do terreno da Escola, mas do Estádio de Futebol, do Clube Recreativo  Piscina e do Clube Social José Virgílio.Do final do ao passado e início de 2011 foram feitas algumas adequações até que se conseguissem maiores recursos para uma ampliação do prédio que passará a atender plenamente em 2013 do Maternal ao 5º ano, além das demais dependências a serem construidas como: Quadra coberta, Laboratório de Informática, Biblioteca e demais dependências, desta forma garantindo a comunidade escolar acomodações adequadas contribuindo para o bom rendimento escolar e bem estar dos Educandos e Educadores. Desta forma, o Secretário Marcio Reis vem reforçar junto com a comunidade seu compromisso em honrar acordos e buscar, sempre, atender os anseios de cada comunidade escolar.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CAMPANHA ISABELLE


Primeira apresentação da cantora Isabelle
____________________________________________________
CAMPANHA ISABELLE
Estamos lançando aqui  uma campanha para ajudar a garota Isabelle realizar seu sonho de frequentar aulas de Canto Lírico. Estamos pesquisando um recurso para que a Isabele, faça suas aulas de Canto, continue seus estudos escolares e  permaneça em casa morando com sua família.
Isabelle poderia estudar Canto em Sete Lagoas e para isso ela já ganhou as passagens, para ela e um acompanhante, 2 vezes por semana, que foram doadas por João Torres.
Quem tiver alguma informação sobre aulas de Canto em Sete Lagoas entre em contato com o Blog pelo email ou use o sistema de comentários.
Estamos procurando patrocinadores que ajudem a pagar suas aulas, estaremos informando aqui no Blog todo o andamento da Campanha Isabelle. Obrigada a todos. Ione, editora do Blog. 


ISABELLE
_____________________________________

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PARABÉNS VIGILÂNCIA DA SAÚDE

Cartão de visitas da cidade de Baldim
__________________________________________________
ANIMAIS SOLTOS NAS RUAS SERÃO APREENDIDOS
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Vigilância em Saúde atendendo a solicitação popular, e em conformidade com o Código Tributário Municipal, Lei 954/2009, Código de Postura de Baldim, Lei 764/2004, cap. IV, art. 84 a 86, cria o Curral Municipal para apreensão de animais bovinos e eqüinos soltos em via publica.Os animais serão apreendidos sempre acompanhados pela Policia Militar.O proprietário para retirar o animal deverá se dirigir a Secretaria da Fazenda na Prefeitura, acompanhado de seu CPF e comprovante da posse do animal. Será recolhido aos cofres públicos uma taxa diária por animal apreendido no valor de R$22,00 reais. O animal não retirado no prazo de sete dias corridos será leiloado em praça publica. As denuncias de animais soltos em praças e via publica devem ser feitas na Prefeitura Municipal de Baldim na Secretaria de Meio Ambiente pelo tel.: (31) 3718-1255 ou Vigilância em Saúde tel.: (31) 3718-1345 ou pelo email: baldims1@gmail.com
16/08/2011 04:45

CONVITE PARA REUNIÃO DA CÂMARA



Mobilização Escolar  da Dengue
__________________________________________________
XANDÃO FALA DE SEUS PROJETOS
Caros leitores, fiquei surpreso com o  comentário do Sr. Geraldo Mariano, pois ele como outros munícipes  sempre pediram para os vereadores divulgarem os seus trabalhos e projetos apresentados na Câmara Municipal. Estou fazendo a  divulgação do meu trabalho, quanto aos outros vereadores eles que façam a sua parte, pois não respondo por eles. Por sinal,  recebi um email do Sr. Geraldo, no dia 03 de Agosto, falando da criação do Blog pipocasal&pimenta.blogstop.com, de sua criação, dizendo que o espaço estava aberto para divulgação, não somente do  meu trabalho  mas de todos os vereadores. O mesmo texto foi enviado para os dois blogs e ele também postou a matéria, na qual foi enviado, pois o tenho arquivado. Esses foram meus projetos, os outros que vieram do executivo, que foram aprovados, vou pedir a presidência da câmara para enviar para o Sr. Geraldo e ao mesmo  tempo para a divulgação dos mesmos, afinal foram projetos do executivo. Amigos, meus  projetos não são fantasiosos, estão dentro de uma realidade que só vem melhorar  a qualidade de vida de todo cidadão, inclusive com muita determinação conseguimos aprovar duas sessões ordinárias por mês, por sinal um trabalho parlamentar de dois anos e meio, com o apoio de alguns vereadores e da população. Pena que o projeto  das reuniões itinerantes não foi aprovado. O plenário é para discutirmos projetos  importantes e problemas no município e eu sempre cobrei a participação da população, para avaliar melhor os projetos e com direito  de fala em plenário dos munícipes, assim saberá  realmente qual o  desempenho de cada vereador. Pessoalmente , já  convidei diversas vezes  o Sr. Geraldo, infelizmente ele não compareceu. Na sexta –feira,  dia 26 de Agosto,  às 18:00h  haverá reunião ordinária, conto com a presença de todos, está divulgado também no Blog. Quanto a acessibilidade das pessoas na Câmara, é simples, temos entrada tanto pela escada como pela rampa lateral, e o Sr. Geraldo poderá chegar ao plenário.  Com certeza continuamos amigos porque  o bom da democracia é onde todos podem falar, escutar, discutir  e respeitar. A cidade que sonhamos é a cidade que podemos construir. Saudações  Alexandre Leão Ribeiro ( Xandão).

EDUCAÇÃO NO CAMINHO CERTO



Escola Municipal Nelson Ribeiro
Foto por Marcio Reis
____________________________________
ESCLARECIMENTO PÚBLICO
Em primeiro lugar os projetos da Educação são elaborados não para serem lindos, mas para produzir efeitos positivos e que garantam uma educação de qualidade em toda a rede municipal e isto tem sido alcançado conforme avaliações, não feitas por nós, mas por órgãos  muito competentes,  o IDEB (federal) e o PROEB (estadual). E, quanto aos recursos para a reforma da Esc. Mun. Nelson Ribeiro da Silva que SERÃO repassados e que ainda não foram nem publicados no Diário Oficial, mas que já está assegurado para crédito em conta específica, assim que toda documentação for encaminhada à Sec. de Estado de Educação. Como já foi informada a comunidade escolar resta apenas a escritura do imóvel, qual será dentro de no máximo 10 dias providenciada. Quando a afirmativa do uso de material usado, informo que seu desconhecimento é grande, pois qualquer bom observador verá que as janelas são todas novas e fabricadas com material de ótima qualidade, apenas as portas das salas foram mantidas por estarem em perfeito estado de conservação, devido à qualidade da madeira, apesar de serem antigas, mas são da própria escola e não de outra. A alegação de que a estrutura da escola não cabe os alunos, também é outra informação equivocada e maliciosa de sua parte. O que existe, no momento, é uma turma de alunos que, de maio pra cá aumentou e que devido a isto já estamos providenciando a entrega de uma outra sala para melhor acomodar os alunos. Penso que se você quiser contribuir para a melhoria da escola de sua comunidade, existe forma mais construtiva de se alcançar este objetivo, agora, usar de meias verdades só demonstram  interesses escusos de sua parte. No mais só tenho a agradecer, pois assim temos como esclarecer publicamente os reais fatos. Por fim me coloco, como sempre, a disposição de quaisquer outros esclarecimentos. Onde está o dinheiro? Está nos cofres do Governo do Estado, caso queira melhor informação é só se dirigir à Secretaria de Estado de Educação, em Belo Horizonte, e se informar melhor onde está o dinheiro.
Por Prof. Marcio Antonio dos Reis em ROTARY NA EDUCAÇÃO às 07:38

Curso de Matemática  Divertida para professores municipais
Foto por Marcio Reis
__________________________________________
EDUCAÇÃO DE BALDIM APROVADA PELO PROEB
O Governo de Minas realiza uma avaliação nas Escolas Públicas do Estado para avaliar o nível de aprendizagem e demonstram os esforços de cada município, na área de Educação, na busca pela qualidade no ensino, os resultados da boa educação que se faz no dia-a-dia de cada Escola.
O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica - PROEB - vem demonstrar os rendimentos nos conteúdos específicos de Matemática e Língua Portuguesa na Educação Fundamental e no Ensino Médio. O programa vem revelando um progresso na Educação no Estado e no município de Baldim não está sendo diferente.
Para entender melhor como funciona o PROEB é bom que se saiba que, as avaliações são distribuídas nas Escolas, em envelopes selados e somente são abertas na hora da aplicação por professores específicos. Os resultados são computados na Língua Portuguesa, em valores entre 150 e 350 e em Matemática entre 150 e 400.O resultado das avaliações no Estado de Minas Gerais apresentou uma média de 235,1 em Matemática e 217,1 em Língua Portuguesa no 5º ano do ensino Fundamental. Em Baldim, a média alcançada foi surpreendente. A Escola Municipal de Vargem Grande (Baldim) obteve na avaliação de Matemática uma evolução de 47,23%, de 2009 para 2010 pulou da nota de 186,5 para 274,6 e em Língua Portuguesa avançou de 188,7 para 249,5, com 32,22% de evolução de um ano para o outro.
Revelando que a educação no município tem sido trabalhada decentralizadamente, escola rurais, como a Escola Municipal de Sumidouro (Baldim), que obteve a 2ª melhor evolução no rendimento da aprendizagem, saltou em Matemática da nota 207,9 em 2009 para 262,3 em 2010, com uma evolução no ensino de 26,16%.
O Secretário Municipal de Educação de Baldim, Prof. Marcio Reis, argumenta que no Projeto Educacional proposto para 2009/12 para a rede municipal de Ensino, foram pontuadas ações que visavam oferecer aos educandos ferramentas que possibilitassem uma EDUCAÇÃO INTEGRAL. O que vem a ser isto? Na verdade foram ações desenvolvidas como Projetos de Inclusão, como o Jogos Estudantis de Baldim-JEB, melhoria na carreira dos profissionais da Educação, formação continuada em conteúdos com Educação Inclusiva, Educação Infantil, além ampliar a oferta da Merenda Escolar e também garantindo sua melhor qualidade. Outro fator importante é que 100% dos professores tem curso superior e a maioria são pós-graduados, além de um plano de carreira satisfatório.
Já havia sido comprovada pelo Índice de Desenvolvimento na Educação-IDEB, em 2010 um grande avanço na Educação na avaliação feita pelo Governo Federal, onde está projetada uma nota de 4,8 (onde os valores são contados de 0 a 10) a rede municipal obteve a incrível nota de 5,8 (sendo a média de países do 1º mundo nota 6,0). E agora mais uma vez vem confirmar que os esforços da Rede Municipal de Ensino estão no caminho certo, trabalhando para que o ensino em Baldim siga crescendo de forma sólida e continue sendo um exemplo para Minas e para o Brasil.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

FESTA DE AGOSTO / 2011


FESTA DE AGOSTO - BALDIM / 2010 - BOI DA MANTA
Video por Ione

BOI DA MANTA
Por Luisinho Soares, jornalista

Boi que te quero bem! A algazarra da criançada ecoava pelas ruas e Praça da Matriz, quando o Boi-da-Manta aparecia. De longe, a população já sabia que eram as estrepolias do "danado", vestido de chita colorida e com uma cabeça preta, como se fosse a encarnação do "Boi da Cara Preta", da música que tanto assustava os pequerruchos. Lá pelos idos dos anos 60, eu era criança e morria de medo do boi "de pano", mas queria sempre ter o prazer de encostar a mão no bicho. Quando conseguia tocar com a ponta dos dedos em um dos chifres do Boi-da-Manta, era a glória para aquele menino ingênuo, que já amava os Beatles e os Rollings Stones (eu sentia que aqueles cabeludos iriam alterar o eixo cultural do planeta chamado Terra. E não deu outra coisa). Lembro-me bem que o Boi-da-Manta chegava a fazer pose para as fotos tiradas pelo Roberto Retratista, nosso único fotógrafo, à época. A supra-realidade do Boi-da-Manta era quebrada quando o condutor daquela alegoria se cansava e parava para se alimentar e saciar a sede. Cheguei a ver o Bené da Sá Antônia, morador da rua da Olaria (ou rua da Leria, na forma sincopada e peculiar que os baldinenses utilizam até hoje para se expressar) saindo pela abertura do corpo de pano do Boi. Eli Jiboia também foi um condutor exemplar do arremedo de bovino. Murilo, já falecido, assim como os outros dois citados, e até oTeco (ainda entre nós), todos da rua do Campo. A alegria reinava durante os quatro dias da Festa de Agosto e o Boi-da-Manta sempre presente, com falsas investidas sobre as pessoas, desfilando junto aos reis, alféres, principes e princesas, além dos pájens, todos vestidos a caráter, com a pompa que o momento exigia. As guardas do congado seguiam com suas evoluções cheias de simbolismo e os dobrados executados pela Banda de Música Santa Cecília enchiam nossos ouvidos. O imaginário da criançada permeava os valores culturais e religiosos da época. Era como se o boi da cara preta dissesse: sejam bonzinhos com os irmãos, obedeçam aos pais, estudem bastante e cultuem a verdadeira bondade pregada por Jesus Cristo. E ouvíamos mais, sem que ninguém estivesse dizendo: São Bernando é o enviado de Deus que está aqui em Baldim para trazer a bênção Divina a todos, da mesma forma que ele é o representante do povo baldinense no Céu. O boi não falava, mas os olhos parados, como se estivessem nos avaliando, diziam por ele. Hoje, sinto falta do Boi-da-Manta e do que ele representava para todos. Espero que, em um belo dia, alguém possa recuperar a tradição do boi da cara preta espetada em uma armação de madeira e recoberta com chita colorida. Talvez, assim, também recuperaremos parte da bondade e ingenuidade vivida pelas crianças daquela época.Não sei se isso irá acontecer, mas ninguém conseguirá tirar a minha fé de que meu sonho possa virar realidade!
Por Jornalista Luizinho Soares em (Postagem sem título) às 18:48


Schirlene Pires e João Henrique
 Rainha e Rei  do Congado
Foto por Luizinho Soares
______________________________________

À BÊNÇÃO, SÃO BERNARDO! 

Por: Luizinho Soares
Viva São Bernardo! Viva Nossa Senhora do Rosário! Viva o Divino Espírito Santo! Viva São Sebastião! Viva São Benedito! Viva todos os santos!
A tradição da Festa de Agosto em Baldim não pode acabar. Mesmo com toda a metamorfose do homem ocorrida nos tempos atuais, os sentimentos da fé, do sincretismo religioso, da crença e da reverência aos valores cristãos se manifestam de forma mais intensa no jubileu promovido pela Paróquia de São Bernardo, durante os quatro dias de festividades que acontecem no poeirento mês de agosto. Sempre com a grande participação popular comandada pelo líder religioso daquela igreja. Neste ano, tivemos a presença do Padre Gislei, que soube conduzir com ‘maestria’ os festejos.
Com essa manifestação, Baldim vive momentos de euforia e seus habitantes se orgulham em receber os visitantes que querem ver a magia da Festa de Agosto, que faz parte da cultura de nosso município há várias dezenas de anos.  Pena que, por razões diversas, perdemos alguns elementos que apareciam sempre nos cortejos dos reis e rainhas. O Boi-da-Manta era uma atração à parte e, simplesmente, desapareceu da Festa de Agosto.
Algumas pessoas podem criticar a presença de valores profanos entre missas, procissões, louvores e rezas. O Boi-da-Manta, os leilões, as barraquinhas, o livre comércio de bugigangas, os pula-pulas (para a alegria da garotada), o pipoqueiro, o vendedor de cachorro quente, as guardas de São Bernardo e de Nossa Senhora do Rosário, a fanfarra e tantos outros atrativos, fazem parte da cultura da Festa de Agosto. E essa cultura deve permanecer viva de geração em geração de baldinenses, ser incentivada e, até estimulada a ganhar mais elementos que possam enriquecê-la.
Tenho certeza absoluta de que, do alto de seu pedestal no frontão da igreja Matriz, São Bernardo abençoa a todas as manifestações de fé e cultura que acontecem em Baldim, na Festa de Agosto. Por isso, à bênção, São Bernardo!  

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

FESTA DE SÃO BERNARDO / 2011





Procissão de São Bernardo
Foto por Luizinho Soares
______________________________________________
AS FESTIVIDADES RELIGIOSAS
A Festa de São Bernardo, o padroeiro da cidade de Baldim ou Festa de Agosto, como é conhecida na região, aconteceu do dia 12 a 21 de agosto /2011.  As Missas da Novena de São Bernardo  foram celebradas por vários Padres, alguns párocos anteriores ao Padre Gislei, cada dia um convidado especial. Estiveram presentes nas celebrações o Padre Arnaldo, da Paróquia de São Vicente, Padre Adelino Padre Reinaldo, Padre Mauro, outros padres convidados de São José do Almeida, de Divinópolis, etc. No dia 19, véspera de São Bernardo, aconteceu o tradicional espetáculo pirotécnico, com levantamento da bandeira.Os festeiros de São Bernardo são Delci Brandão e Fróis Salvador. Os cortejos dos reis e rainhas e a procissão das bandeiras dos santos festejados encheram as ruas da cidade ao som da Banda Musical e do Catopé.


Geraldo Bastos e Catarina Bastos Rei e Rainha do Rosário
Foto por Luizinho Soares
__________________________________
AS NOITES DA FESTA
Após a Novena e a Missa das 19:00h, seguia-se o Leilão de Prendas, doadas pelas Associações e Comunidades do município, com o já famoso, Zezinho Romanholo, e suas brincadeiras divertidas. O Leilão de gado, com cerca de 30 bezerros, doados pelos fazendeiros da região, ficou sob a batida do martelo do Fausto e a ajuda preciosa do Chiquinho, Cesar e o Ci. A Barraquinha, com comes e bebes,  dirigidas pelas competentes voluntárias Evangelina, Neusa e Sula e uma turma valente que se revezava todas as noites, no atendimento das Barraquinhas de pastel, churrasquinho, caldo de mandioca, feijão tropeiro, canjica, etc. Os incansáveis e dedicados Padre Gislei  e João Torres no comando geral da festa não mediram esforços na organização.




Barraca da Dorinha
Foto por Ione
________________________________________________
BARRACAS DO PROJETO ARTE NA PRAÇA
A equipe de artesãos do Projeto "Arte na Praça" fez exposição de seus trabalhos nos dias 20, sábado e 21, domingo, de 12:00h ás 17:00h, em frente a Igreja Matriz de São Bernardo. 
Os expositores são: Alceu José Marcelino - ( cachaça e rapadura  ) Alírio Marcelino - ( artesanato em cerâmica) Bárbara Fernandes - ( doces caseiros) Carlinhos - ( instrumentos musicais) Cristiane Nogueira - ( tapeçaria e decoração) Elcimar Batista - ( arranjos florais em EVA) Fabiana e Ana Paula - ( utilidades domésticas, bolsas em tecido e artigos para bebê) -                                                                                                          Zé da Cuia, SV -  (decoração em madeira) Grupo Saber Viver - (crochê, tricô, bordado, pintura em tecido) Isabela Pereira - (bombons) Dorinha Torres - ( bijuterias, bolsas, sacolas) Maria Venâncio - (tapetes e bordados) Mateus Diniz - ( quadros em tapeçaria arraiolo) Miriam Correia - ( bombons, pães caseiros) Nelza Moreira - (artigos infantis ) Nilcilene Teixeira - ( cesta maternidade, bombons, ovos de páscoa, artigos em EVA) Patrícia de Souza - ( arranjos florais, bijuterias) Téo, SV - (artigos em bambu, objetos de decoração e utilitários) Sueli da Silva (temperos, conservas, pimenta, farinha) - Tia Teresa - (doces caseiros e biscoitos) João Pereira - (tapetes).
  O resultado das vendas dos produtos foi bem menor que o esperado. No segundo dia alguns expositores nem abriram suas barracas, talvez devido a concorrência com as antigas barracas de bugigangas, uma tradição na Festa de Agosto. Para melhores resultados da Feira de Artesanato, talvez seja necessário diversificar seus produtos e uma presença constante com datas fixas da Feira na praça da cidade. 



As crianças também participaram do Cortejo do Rosário
_________________________________________________-

OS SHOWS - ATRAÇÕES - PATROCÍNIO 
dia 12 /sexta-feira – CLEITON e FELIPE 
Patrocínio: DOCES GOSTOSO
dia 13 / sábado – JOEL e Banda 
Patrocínio: POUSADA MOENDAS/COMERCIAL BRUMISA
dia 14 / domingo – JUNINHO, ZÉ DE FREITAS e Família 
Patrocínio: 
dia 15 / segunda-feira –  NATÁLIA  BARBOSA 
Patrocínio: FRUTABELLA
dia 16 / terça-feira -                                                         
Patrocínio: 
dia 17 / quarta-feira - CLEITON e FELIPE                                                    
Patrocínio: DOCES FAMOSO            
dia 18 / quinta-feira -                                                        
 Patrocínio:
dia 19 / sexta-feira -                                                          
 Patrocínio:
dia 20 / sábado – GILBERTO e JUNINHO 
Patrocínio:ARNALDO JOSÉ DA SILVA
dia 21 / domingo -  JUNINHO, ZÉ DE FREITAS e família                                                   
Patrocínio:DOCES SARANA         

AGRADECIMENTOS
Nossos agradecimentos a todos que trabalharam na organização e na execução da Festa, impossível citar todos os nomes, desde o menor favor á maior doação, todos tiveram o mesmo merecimento e São Bernardo agradece,  Deus lhes pague.


Boi da Manta - São Vicente
_______________________________________
COMENTÁRIO

Anônimo disse...

Realmente, a Festa de Agosto foi um sucesso, muito bonita, muito organizada, muita gente, muita comida e muita bebida. O faturamento deve ter sido bom, a reforma do Salão Paroquial está garantida e sem problemas financeiros. O povo fez doações, todo o trabalho foi voluntário, tudo por devoção ou para garantir uma boa renda para a Paróquia? Quem vai assumir a culpa da modernidade que chegou para ficar e acabar com a tradição das nossas festas religiosas? Somos a última geração que viu estas mudanças acontecerem. A diversão simples e barata do Boi da Manta, correndo atrás do povo,ao som da Banda de Música local, numa brincadeira ingênua e assustadora, que marcava a infância da garotada  ser transformada em Shows ao vivo, com altos cachês, palcos e barracas alugadas e caríssimos fogos de artifício. E mais, comida, muita comida, doada pelo povo, feita pelo próprio povo, voluntariamente, e vendida ao mesmo povo, tudo em nome de São Bernardo. Se bem me lembro, o Festeiro recebia o povo em sua própria casa, a comida era doada e servida sem adesão. E ainda nem falamos da bebida, muita bebida mesmo, para festejar o fim da nossa tradicional Festa de Agosto e da nossa Cultura Popular.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

UTILIDADE PÚBLICA

Posto de Saúde de Baldim

COMUNICADO AOS LEITORES DESTE BLOG= A TÍTULO DE INFORMAÇÃO:
Os leitores, que automaticamente acessam a este e a outros blogs,tem facilidade de acessar a Internet, peço por fineza que tomem o hábito de lerem este tipo de informações e comentarem com aqueles que não tem condições da fácil acesso à internet, por quaisquer motivos. Notícias retiradas do site oficial da Prefeitura de Baldim Universidade Cândido Mendes A Secretaria Municipal de Educação firma mais um convênio com Universidade para oferecer curso de pós-graduação na modalidade latus sensus nas áreas de educação e c VAGAS PARA MÉDICOS Há 03 vagas para médicos (Clínico Geral) para trabalhar em PSF. Carga horária: 40 horas semanais Salário: R$ 10.000,00 (bruto), com possibilidades de plantões em finais de semana. Plantão de 12 h: R$ 600,00 (Bruto) Total de Plantões no mês: 16 Unidade solicitante: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Data de publicação: 07/07/2011 Status: Em andamento OPERAÇÃO TAPA- BURACOS Rua Francisco de Assis A Prefeitura de Baldim está realizando a operação tampa buraco e a de revestimento total e parcial de ruas, sendo que a primeira em São Vicente e a segunda na cidade de Baldim, em andamento. Visando garantir espaço mais agradável, estão também sendo revitalizadas seis praças na cidade. L I C I T A Ç Ã O Encontre a licitação de seu interesse utilizando o filtro ao lado. CP - 46/2011 Chamada Pública Chamada Pública Merenda Escolar. Em andamento Número da licitação: 46/2011 Tipo da licitação: Chamada Pública Descrição: Chamada Pública Merenda Escolar.SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INFORMA: Há 03 vagas para médicos (Clínico Geral) para trabalhar em PSF. Carga horária: 40 horas semanais Salário: R$ 10.000,00 (bruto), com possibilidades de plantões em finais de semana. Plantão de 12 h: R$ 600,00 (Bruto) Total de Plantões no mês: 16 Unidade solicitante: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Data de publicação: 07/07/2011 Status: Em andamento.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CULTURA – GUARDAS DE CONGADO

 casa do Congado 
Casa de Congo Nossa Senhora do Rosário
Umas das mais belas e mais antigas tradições durante a festa de agosto são as saídas de Congado com seus Reis e Rainhas louvando Nossa Senhora do Rosário e outros santos pelas ruas da cidade.

{828EC3BB-2C8E-174B-DE0B-BECC4EBEEDDD}
Tambores do candombe
Trazidos por descendentes de escravos com seus tambores e batuques, juntamente com violas, cavaquinhos e bandolins de tradição européia, os grupos de congado como a Guarda Nossa Senhora do Rosário de Baldim regida por João Rosa e a de São Bernardo hoje regida por Gerson e criada por João de Sousa (in memória) dão um colorido todo especial a nossa festa.
 
Instrumentos do Congado
Caixas da Guarda de Congo

terça-feira, 9 de agosto de 2011

CAMPEONATO DE FUTSAL

Esporte
por Dpto. de Esporte
08/08/2011 05:02
 
.
Aconteceu entre os dias 19 e 29 de julho o Campeonato de Futsal com times dos municípios e Região. Os jogos ocorreram no Ginásio Poliesportivo da cidade com a presença maciça dos amantes da bola.
  Participaram os clubes:
Sa‘Dubree (Baldim), Merengues (Baldim), Cerradinho, Juventus(Sete Lagoas), Ajax( Vila Amanda), Jaboticatubas, Campinho, Lagoa Santa, Tropical, Jequitibá. Sendo disputados três jogos por noite, e os 4 finalistas foram: Sa'Dubree, Merengues, Juventus, Ajax.
.
Time Campeão e a conquista da taça
Na culminância do campeonato deu a finalíssima entre: Sa‘Dubree (Baldim) e Juventus (Sete Lagoas), consagrando-se campeão o time  Sa‘Dubree que recebeu sua bela taça das mãos do Nilson Germano da Silva (Nilsinho) diretor do Departamento de Esporte da Prefeitura de Baldim.
Pelo 3°ano consecutivo o campeonato acontece transcorrendo nas mais perfeita ordem e organização, sendo apitado pelos Juízes da liga de Sete Lagoas e lógico graças ao empenho e esforço do Nilsinho.

ESPAÇO DOS VEREADORES


Câmara Municipal de Baldim
____________________________________


AOS VEREADORES


Este espaço está aberto aos Vereadores da Câmara Municipal de Baldim para divulgar seu trabalho.Aguardamos que os Vereadores se manifestem apresentando seus Projetos, aprovados ou não, neste mandato ou em outros anteriores. Espero que os Vereadores não vejam  este espaço cedido especialmente a eles como uma cobrança de serviços, mas uma maneira civilizada de comunicar aos seus eleitores o que tem feito para merecer a confiança do seu voto e em quem poderão continuar a confiar como representante, nas próximas eleições.Os Projetos abaixo foram enviados pelo Vereador Alexandre Ribeiro (Xandão). 

PROJETO DE RESOLUÇÃO  APROVADO
004 / 2011 –  Art. 1º Altera o artigo 17 do regimento interno da Câmara Municipal de Baldim que passa a ter a seguinte redação.  
                               I – Ordinárias, as que se realizam toda segunda sexta feira e ultima sexta feira do mês, no horário compreendido entre 18;00 as 20;00 horas,

PROJETOS DE LEI  APROVADOS.
001 / 2011 - Torna  obrigatória a doação de placas de alerta em toda rede municipal de educação contendo o numero do disque denuncia do Conselho tutelar.
002 / 2011 – Estabelece a obrigatoriedade de o Executivo Municipal de proporcionar aos alunos da Rede Municipal de Ensino, visitas e eventos culturais que estejam ocorrendo na cidade de Baldim.
003 / 2011 – Dispõe sobre a inclusão do nome do parlamentar, autor da proposição, na publicação da Leis Municipais.
004 / 2011 – Determina a obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacinação no ato da matricula anual de crianças e adolescentes em escolas da rede  Municipal Publica e Privada de ensino do Município de Baldim.
005 / 2011 -  Dispõe sobre realização de palestras sobre drogas tóxicas e entorpecentes em geral, nas escolas da rede publica da cidade de Baldim.
007 / 2011 – Dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de limpeza das caixas d’água e de desratização e dedetização nas unidades escolares da rede municipal de ensino.
008 / 2011 – Dispõe sobre a obrigatoriedade de estabelecimento comercial manter exemplar do Código de Defesa do Consumidor disponível para consulta.
011 / 2011 – Institui a Política Municipal de Prevenção, Identificação e Coibição de Praticas de Violência oi de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Município de Baldim.

PROJETOS DE LEI NÃO APROVADOS
006 / 2011 – Dispõe sobre proibição a comercialização de bebidas alcoólicas ou não em garrafas de vidros em eventos públicos no Município de Baldim.
009 / 2011 – Cria Programa de Aproveitamento de Terrenos Baldios.
010 / 2011 -  Dispõe sobre a obrigação das escolas municipais estimularem os adolescentes com mais de 16 anos a exercitarem o direito de voto.
012 / 2011 – Dispõe sobre a sessão legislativas itinerante nos distritos do Município de Baldim . São Vicente, Vargem Grande , Vila Amanda, Mucambo, Sumidouro, Botafogo, Rotulo, Gameleira , Timóteo Cuia e Manteiga. 

ÔNIBUS UNIVERSITÁRIO


Ônibus Universitário de Baldim para Sete lagoas
___________________________________________
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FACILITA O ACESSO
A Secretaria Municipal de Educação facilita acesso a Ensino Superior.
Após um período de ajustamento o ônibus universitário segue seu ritmo transportando alunos a Sete Lagoas, facilitando a vida dos estudantes que fazem curso superior ou técnico, com a oferta deste transporte, os alunos obtiveram uma redução de 55% em suas despesas.
Agora, com  mais uma ação de fundamental importância, a Secretaria Municipal de Educação realiza um acordo com a Cesumar - Centro Universitário de Maringá - instituição que ficou entre as 3 melhores universidades particulares de Ensino a Distância - EAD e a melhor de Sete Lagoas, com 4,7 pontos obtidos na avaliação do IDEB.
Com a parceria, os funcionários da prefeitura e seus familiares poderão usufruir de 15% de descontos nas mensalidades nos cursos de graduação e pós-graduação, oferecidos pela instituição, que hoje somam mais de 20 opções de cursos. O Secretário Marcio Reis afirma que "quanto mais se fizer ainda será pouco para disponibilizar o acesso à educação de qualidade e melhor  capacitar nosso munícipes  Deve-se olhar para a Educação como quem vê além, e quem sabe de ações como esta, tornar possível o que para muitos não passava de um sonho distante".  
Maiores informações, ligue: 0800 600 6360.


domingo, 7 de agosto de 2011

IGREJA BATISTA


CONFERÊNCIA NA IGREJA BATISTA
DIMITI JULIANO - palestrante
Acontece no templo da Igreja Batista de Baldim uma Conferência intitulada: "Restaurando a igreja do primogênito" (aqui, primogênito é a referência bíblica a Jesus, conforme a Carta aos Colossences 1:18), e contando com a presença do escritor Dimitri Juliano, autor dos livros: Despertamento pessoal, Nascer de novo, a Resistência e Onde está a igreja do primogênito, diretamente de Cascavel/Paraná.
Convidado para trazer aos cristãos locais uma mensagem que reacenda nas pessoas os verdadeiros propósitos e desígnios que o ensinamento do evangelho tem para todos os cristãos. Ela acontece às 9 h e 19 h, nos dias 5, 6 e 7 de agosto na Pç. Emílio Vasconcelos, 213 - Centro/Baldim.
Organizado desde abril, a Conferência acontece graças a contribuições voluntárias de membros da Igreja Batista que possibilitaram trazer a Baldim uma ministração totalmente diferenciada do que se tem por comum no meio da cristandade atual. Dimitri veio acompanhado de sua esposa Elisangela e seu filho. Eles são líderes na Comunidade Evangélica de Cascavel e tem andado por todo o Brasil e também pelo exterior, alertando os cristãos sobre a forma errada com que a maioria tem aprendido, crido e agido.
Em algumas de suas falas ele disse: “nas igrejas, não tem nada dos ensinamentos e princípios de Jesus ensinou e que constam na Bíblia, hoje se vive uma vida cristã medíocre, um cristão autêntico não é aquele que entende tudo, vive como todos, o verdadeiro cristão é um sujeito INFLEXÍVEL, que tem uma vida fundamentada nos ensinos bíblicos e nada ALÉM disso”.
Espera-se que a conferência traga aos participantes a verdadeira visão de como é de fato ser e viver como seguidor de Cristo.


Ser ou não ser eis a questão
________________________
REFLEXÃO
Em tempos de religiosidade aflorada eu digo a mim mesmo: Não quero ser religioso (a). Religioso todos são, o judeu ou muçulmano, materialista ou hippie, devoto ou mesmo os que se dizem ateus, pois a fé destes é a de que Deus não exista.
E esta religiosidade tem de fato feito o que em nossa sociedade? Que frutos nossa mesquinha fé tem trazido de bom aos outros? EM SEU LUGAR QUE FARIA JESUS HOJE, NO MEIO EM QUE VOCÊ VIVE?
Digam o que digam, somos egoístas, queremos o nosso próprio bem, desejamos ser fartos e abastados, saudáveis e queridos, MAS o dizia o Mestre Jesus?
No evangelho de Lucas (14:25-33) está escrito: “Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, ...e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz, e vier após mim, não pode ser meu discípulo. Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo”.
Podem alegar qualquer coisas do tipo: "mas Jesus queria dizer era outra coisa", mas que outra coisa?
Enquanto estivermos enquadrados nos padrões que dita o ritmo deste mundo, nunca poderemos ter a petulância de dizer “sou um cristão”, lembrando que esta palavra no dicionário Aurélio significa seguidor de Cristo.

sábado, 6 de agosto de 2011

BOAS VINDAS AO SITE DA PREFEITURA

Ivan Martins da Costa DinizSeja Bem Vindo

A busca de realizar um governo que possa assistir a todos os munícipes é o que prima esta administração. Acreditamos que a tarefa da administração municipal é além de governar bem, se empenhar para que nosso município seja um lugar agradável de se viver, visitar e trabalhar.Temos muitas potencialidades econômicas, turísticas e culturais, e acreditamos estar no caminho certo de apoiar, difundir e promover nossas riquezas. Baldim localiza-se 95 km ao norte da capital mineira, compõe a região metropolitana e tem como municípios circunvizinhos: Jequitibá, Funilândia,Pirapama, Riacho, Jaboticatubas e Matozinhos. A situação geográfica do município de Baldim é privilegiada por fazer parte da região metropolitana, também temos profundo vínculo socioeconômico com a cidade de Sete Lagoas por estar a 46 km da sede municipal. O acesso rodoviário ao nosso município é pela rodovia MG10 ( prosseguindo da linha verde ) e pela rodovia MG323, todas em excelente estado de conservação. A infra-estrutura municipal como, vias de acesso, saneamento, telefonia e acesso a internet, são alguns dos muitos pontos positivos, além da boa receptividade de nosso povo, que faz de Baldim um lugar agradável e promissor. Esperamos que este portal seja um instrumento que contribua para ser um elo de nossa administração com você. Tenha uma boa navegação!

 Ivan Martins da Costa Diniz
 Prefeito Municipal
 02/08/2011